Sociedade

Centenário das Aparições: navegador solitário entrega imagem de Nossa Senhora de Fátima no Brasil

14 out 2017 00:00

Amanhã, domingo, Ricardo Diniz recebe do Santuário de Fátima imagem que transportará a pé até Peniche e depois à vela até Salvador da Bahia

centenario-das-aparicoes-navegador-solitario-entrega-imagem-de-nossa-senhora-de-fatima-no-brasil-7330
Raquel de Sousa Silva

O navegador solitário Ricardo Diniz recebe amanhã, domingo, no final da celebração da eucaristia das 11 horas no Santuário de Fátima, a imagem de Nossa Senhora de Fátima que transportará a pé até Peniche, onde ficará exposta na Igreja de São Pedro.

No domingo, dia 29, a imagem será colocada a bordo do veleiro, que estará coberto de flores e ostentará a mensagem 'Fé, Paz, Amor', em português e em inglês, e transportada para Salvador da Bahia, no Brasil, numa viagem que poderá demorar mês e meio. Ali chegado, Ricardo Diniz fará a entrega da imagem às autoridades eclesiásticas locais.

Esta é uma missão que o navegador solitário português, de 40 anos, está a desenvolver no âmbito do Centenário das Aparições de Fátima e dos 300 anos da Senhora da Aparecida, eventos assinalados no ano de 2017. Ricardo Diniz trabalha no projecto há cerca de ano e meio e “por respeito aos valores desta missão”, que considera “a mais importante de sempre”, o seu veleiro não ostentará quaisquer logotipos ou referências de patrocinadores.

A Comissão de Honra deste projecto inclui nomes como António Ramalho Eanes, ex-Presidente da República, Júlio Isidro, apresentador de televisão, Aura Miguel, jornalista da Renascença, Fernando Santos, seleccionador nacional, e Alice Vieira, escritora, entre outros.