Sociedade

CDU lança Apolónia para recuperar deputado na Assembleia da República

4 jul 2019 00:00

A cabeça-de-lista salientou que “cada voto conta”, pelo que apela à ida às urnas no dia 6 de Outubro.

cdu-lanca-apolonia-para-recuperar-deputado-na-assembleia-da-republica-10426

A última vez que a CDU elegeu um deputado na Assembleia da República pelo círculo de Leiria foi na década de 80.

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, apostou em Heloísa Apolónia, líder do Partido Ecologista “Os Verdes”, como cabeça-de-lista por Leiria às eleições legislativas pela CDU, com o objectivo de “recuperar para os trabalhadores e para as populações do distrito de Leiria, um deputado eleito pela CDU perdido no final dos anos 80 pela imposição da redução do número de deputados eleitos por este distrito”.

É com "grande determinação e confiança" que aceitou o "desafio de ser a primeira candidata da CDU pelo círculo eleitoral de Leiria nas próximas eleições legislativas", afirmou Heloísa Apolónia, na apresentação oficial, na terça-feira, no Mercado Sant’Ana.

A cabeça-de-lista salientou que “cada voto conta”, pelo que apela à ida às urnas no dia 6 de Outubro. A candidata, a primeira do PEV que encabeça uma lista da CDU, apresentou como bandeiras a modernização da linha do Oeste, um "enorme potencial de desenvolvimento da região" para a “componente económica”, assim como “para a mobilidade das populações” e “para efeitos ambientais”.

“O transporte ferroviário é determinante para o combate às alterações climáticas. Esta é uma luta que o PEV, o PCP, a CDU continuarão a erguer sem tréguas até estar garantido o direito à mobilidade ferroviária da população, com a linha do Oeste modernizada”, frisou.

Afirmando que vai disponibilizar a “vasta experiência parlamentar para ser porta-voz dos problemas e das necessidades das populações deste distrito”, Heloísa Apolónia garantiu que pretende “batalhar pela sustentabilidade desde território e para encontrar “soluções justas e eficazes no sentido de garantir melhores padrões de vida, sociais e ambientais” à região.

“Fazer renascer das cinzas os concelhos afectados pelos incêndios, preservar as matas públicas, com particular destaque para a Mata Nacional de Leiria, despoluir a bacia do Lis, despoluir e desassorear a lagoa de Óbidos e preservar a reserva da Berlenga e o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros” são desafios que Heloísa Apolónia se comprometeu.