Sociedade

Casa dos Calados dará lugar a espaço para as artes e cultura

14 jun 2019 00:00

Investimento no local da antiga Real Fábrica do Juncal, Porto de Mós.

casa-dos-calados-dara-lugar-a-espaco-para-as-artes-e-cultura-10360
Maria Anabela Silva

A Casa Calado, uma antiga casa agrícola onde antes funcionou a Real Fábrica do Juncal, no concelho de Porto de Mós, vai ser transformada num espaço dedicado às artes e à cultura. A proposta de intervenção, apresentada na última reunião de Câmara, contempla a criação de residências artísticas, núcleo museológico, salão nobre e biblioteca, estando também previstas áreas para cowork e para oficinas e um restaurante.

Jorge Vala, presidente da Câmara, explica que o objectivo é recuperar um património que faz parte da “memória colectiva do Juncal”, dando-lhe “novas e diversas” funcionalidades. “Queremos uma casa com vida, que convide a comunidade local, mas também do País e até do estrangeiro, à visita”, afirma o autarca, frisando que a intervenção permitirá também criar “uma nova centralidade” na vila, com a ligação da Casa Calado ao parque verde.

Com laços afectivos ao espaço – é descendente da família Calado –, o arquitecto Rafael Calado, que está a elaborar o projecto, sublinha que a proposta teve dois grandes objectivos. O primeiro passa por “parar a degradação” da c

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.