Sociedade

‘Carnaval flutuante’ volta a descer rio Lis

2 set 2016 00:00

Regata de jangadas realiza-se no domingo, em Cortes, Leiria.

carnaval-flutuante-volta-a-descer-rio-lis-4917

No próximo domingo, dia 4, o troço do rio Lis que atravessa o centro das Cortes, Leiria volta a encher-se de animação, com a realização da 12.ª regata de jangadas, este ano subordinada ao tema Media – Meios de comunicação.

A organização do evento, promovido pelo Centro Popular de Cultura e Recreio das Cortes, promete um “autêntico Carnaval flutuante”, onde, através da diversão, se pretende “alertar a população para a importância da preservação/conservação do meio ambiente e para o aproveitamento de um recurso natural – o rio Lis”, explica Luís Neto, presidente da colectividade.

Em comunicado, a organização sublinha que a regata “é um veículo importante para a imagem que a população quer e deve ter do rio” e, também por isso, a colectividade mobiliza vários voluntários para a limpeza do curso de água e das margens antes de cada edição.

“Sensibilizamos a população para a importância do rio e da sua manutenção, ao mesmo tempo que fomentamos a prática de exercício físico e, em simultâneo, damos a conhecer a beleza da nossa terra a largas dezenas de participantes e milhares de visitantes”, acrescenta Luís Neto.

No domingo, as jangadas começam a descer o rio por volta das 14:30 horas, com a regata a terminar junto à nora existente no centro da povoação e que foi recentemente renovada.

A iniciativa, que começou por ser um pequeno evento, conta com a ajuda de meia centena de voluntários. Energias renováveis, reciclagem, filarmónica ou gastronomia foram alguns dos temas que fizeram mexer os concorrentes nas últimas edições.