Opinião

Capital europeia

24 jan 2019 00:00

Podia tentar encontrar um posicionamento para Leiria, uma coisa que lhe estivesse nos genes, na alma, nas gentes.

Será que a cidade onde vivemos será algum dia Capital Europeia da Cultura? Relembro aulas antigas de marketing territorial e lembro-me da noção de posicionamento: aquilo que nos faz preferir um produto, um destino, uma empresa, uma tribo. Aquilo que diz de um produto, um destino, uma empresa, uma tribo – eu sou isto, sou diferentes de todos os outros produtos, destinos, empresas, tribos, escolham-me a mim.

Podia tentar encontrar um posicionamento para Leiria, uma coisa que lhe estivesse nos genes, na alma, nas gentes. Só me lembro do parque automóvel, da genica empresarial, da Ribeira dos Milagres, dos Concertos para Bebés e do Há Música na Cidade. Não me parece suficiente para uma Capital Europeia da Cultura, mas suponho que a megalomania é uma característica portuguesa.

Quem não se lembra das anedotas de antigamente em que havia sempre um inglês, um francês e um português e invariavelmente o português era o maior em tudo?

Muito antes e em vez de, Leiria deveria ter um caderno de encargos extenso, cheio de pequenas e médias façanhas, em vez do feito gigantesco.

Como resolver os cadáveres esquisitos dos edifícios mortos que assombram a cidade, mudar a localização esdrúxula das passadeiras, revitalizar o Jardim Luís de Camões, prevenir o caos anunciado na rotunda D. Dinis, promover soluções para os centros comerciais moribundos da cidade, dar uma nova cara ao feíssimo edifício da Escola Superior de Educação e ao horripilante edifício que parece uma praça de touros e onde se vai instalar a Assembleia Municipal de Leiria.

Leiria tem

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ