Sociedade

Câmara de Leiria está no top ten dos municípios mais transparentes

11 abr 2018 00:00

Ranking nacional da transparência municipal.

Foto: Ricardo Graça
Foto: Ricardo Graça
Foto: Ricardo Graça

A Câmara de Leiria subiu ao décimo lugar no ranking nacional da transparência municipal, sendo a autarquia do distrito mais bem classificada. Batalha e Marinha Grande surgem logo a seguir, nas 12.ª e 14.ª posições, respectivamente.

O Município de Pombal, que em 2016 foi sexto classificado surge agora apenas no 17.º lugar, assim como a Câmara de Porto de Mós, que tinha alcançado o 17.º posto e agora caiu para a 40.ª posição.

Também Ansião desceu vários lugares, caindo do 36.º lugar para o 109.º nesta última análise. No fundo da tabela continuam Pedrógão Grande, que ficou no penúltimo lugar (307.º) e Óbidos (276.º).

“Ficar classificado entre os dez melhores municípios portugueses ao nível da transparência municipal valoriza sempre o desempenho do Município de Leiria numa área que entendemos como essencial na relação com o munícipe”, afirma ao JORNAL DE LEIRIA Raul Castro.

O presidente da Câmara de Leiria acrescenta que na autarquia “existe a consciência de que o esforço para se garantir um município transparente é sempre um processo que não está finalizado e, por isso, há sempre que fazer mais e melhor”.

O Índice de Transparência Municipal (ITM) mede o grau de transparência das 308 câmaras do País, através da análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus sites. Elaborado pela Transparência e Integridade Associação Cívica, o ITM analisa 76 indicadores, agrupados em sete dimensões: informação sobre a organização; composição social e funcionamento do município; planos e relatórios; impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos; relação com a sociedade; contratação pública; transparência económicofinanceira e transparência na área do urbanismo.