Sociedade

Câmara da Marinha revoga decisão de comprar antiga Fábrica Escola

29 dez 2016 00:00

Autarquia mantém interesse na aquisição, mas não para já

camara-da-marinha-revoga-decisao-de-comprar-antiga-fabrica-escola-5652
Maria Anabela Silva

A intenção de comprar mantém-se, mas não para já. A Câmara da Marinha Grande revogou, na semana passada, a decisão que havia tomado há um mês de aquisição das antigas instalações da Fábrica Escola Irmãos Stephens (FEIS).

Em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, o presidente da autarquia, Paulo Vicente, assegura que a compra do imóvel continua a ser encarada pelo município como “prioridade de investimento fundamental para o futuro da Marinha Grande”. No entanto, no decorrer do processo “constatou-se que não era possível a obtenção de visto pelo Tribunal de Contas da minuta da escritura pública, de forma a que esta fosse outorgada no presente ano de 2016”, esclarece o autarca, sem contudo, especificar as razões que inviabilizaram aquele visto.

Em causa estará, segundo um comunicado do vereador Aurélio Ferreira, eleito pelo Movimento pela Marinha (MpM), o facto de a proposta de compra do imóvel contemplar também um contrato-promessa de arrendamento de parte das instalações “à empresa JM Glass”. “Percebeu-se depois que não há qualquer direito à ocupação desse espaço – uma loja com cerca de 1.100 metros quadrados, ou seja, 20% da área total das instalações -, nem havia já qualquer processo judicial pendente. Ou seja, o contrato de arrendamento não era necessário”, acrescenta o vereador.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.