Opinião

Cadernos do Distrito de Leiria

29 set 2016 00:00

Apesar de uma vida efémera (só foram publicados cinco números), foi uma autêntica “pedra no charco” na medida em que agitou e interessou uma boa parte da sociedade da cidade e do distrito de Leiria.

Aproveitando o facto de ter dedicado, noutra publicação regional, algumas linhas ao assunto em título, vou hoje também referirme aqui a ele. Para quem não saiba (ou já não se lembre) a revista Cadernos do Distrito de Leiria foi uma publicação surgida nos finais dos anos 70 princípios dos 80, do século passado. Apesar de uma vida efémera (só foram publicados cinco números), foi uma autêntica “pedra no charco” na medida em que agitou e interessou uma boa parte da sociedade da cidade e do distrito de Leiria.

Surgiu de uma ideia inicial do Dr. João Soares (neto), então um editor activo, que me convidou para abraçar e, com ele, desenvolver a ideia. Ele seria o editor, eu o director. Devo dizer que foi das mais agradáveis e interessantes coisas profissionais (ou para-profissionais, como quiserem) que fiz. Em poucas semanas e apenas com o apoio de um jornalista profissional (João Isidro), pusemos o projecto em marcha, tendo o primeiro número saído para a rua logo no primeiro semestre de 1979. Sairiam com alguma regularidade (até 1981) mais três números.

Depois a publicação hibernou, tendo saído um derradeiro quinto número em 1985. Além do editorial do director e da coluna de fecho do editor, cada número era dedicado a um concelho, publicava uma ou mais entrevistas e focava aspectos importantes da actualidade do distrito, a cargo de um apreciável escol de personalidades que acederam logo desde a primeira hora e, em boa parte, viriam a integrar o conselho de redacção. Não pretendendo ser exaustivo, cito aqui alguns dos principais colaboradores: Tomás Oliveira Dias, Vitorino Vieira Dias, Arménio Vasconcelos, Pedro Lagido, Miguel Franco, José Ferreira Júnior, José Matoso, Rui Rasquilho, Luciano Cristino, Baeta Neves, Rui Ganhão Pereira, C. Frutuoso de Melo, Joaquim Heleno, José Silva Marques.

*Economista

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.