Viver

'Best of Curtas de Vila do Conde' passa pelo Miguel Franco

26 jul 2016 00:00

Amanhã, dia 27, a partir das 21:30 horas, em Leiria.

A associação cultural de Leiria ecO passa uma selecção de filmes premiados nas competições do 24.º Curtas Vila do Conde. A duração da sessão será de 72 minutos e a classificação etária: M/12.

HOME
Daniel Mulloy · Kosovo/United Kingdom/USA · 2016 · FIC · 20'21''
Manhã. Uma família acorda e prepara-se para sair de casa. É uma família de classe média: smartphones, computadores portáteis, uma casa confortável. Neste lento acordar, mostra-se a banalidade de um dia-a-dia: crianças a tomar banho, o pequeno-almoço, bebés a chorar. O pai vê um mapa no computador, malas gigantes voam pelas escadas abaixo. Tudo indica que uma família está prestes a entrar em férias. Fotografado como uma ficção clássica, “Home” transforma-se, lentamente, num filme-homenagem aos refugiados que chegam à Europa em busca de uma nova vida.

Melhor Curta-Metragem Europeia
Vila do Conde Short Film Nominee · European Film Awards 2016

Nomeação para os Prémios de Cinema Europeu, na categoria de curta-metragem, organizados anualmente pela European Film Academy.

DECORADO
Alberto Vázquez
· Espanha · 2016 · ANI · 10'37''

Será que tudo o que existe em nosso redor não passa de um mero cenário? Flores de plástico, árvores em cartão e - o pior - o perfume de ambientador de lavanda!… Em “Decorado”, Alberto Vazquez, cujo estilo pessoal enquanto ilustrador e realizador é sobejamente conhecido, subverte o universo das histórias infantis numa espécie de fábula existencialista de humor corrosivo, em que as personagens são animais antropomórficos e, muitas vezes, terríficos e doentios.

Prémio Animação da Competição Internacional
Prémio do Público Nieepoort para o filme da competição internacional com a melhor média de votação atribuída pelos espectadores, patrocinado pela Nieeport.

ANTÓNIO, LINDO ANTÓNIO
Ana Maria Gomes · França/Portugal · 2015 · DOC · 41'47''

Documentário que procura saber as razões pelas quais o tio da realizadora, que partiu há 50 anos para o Brasil, nunca mais voltou à sua aldeia. Para lá da investigação sobre o
paradeiro do tio e da composição algo romantizada da sua personagem a partir de referências cruzadas – bonito, sedutor, aventureiro, exímio intérprete de acordeão – o filme vale também como retrato austero de uma região esquecida e empobrecida do Norte de Portugal.

Prémio da Competição Nacional
Melhor Filme: Prémio BPI + Pixel Bunker
Prémio do Público SPA
Para o melhor filme português com a melhor média de votação atribuída pelos espectadores patrocinado pela Sociedade Portuguesa de Autores.