Sociedade

Barreiras Duarte 'parte a loiça' em carta a Passos Coelho

12 jan 2017 00:00

Deputado diz que foi convidado e desafiado a candidatar-se por Leiria

barreiras-duarte-parte-a-loica-em-carta-a-passos-coelho-5720
Maria Anabela Silva

Afastado da corrida à Câmara de Leiria, com a escolha do PSD a recair em Fernando Costa - falta apenas a ratificação pela Comissão Política Nacional (CPN) -, Feliciano Barreiras Duarte vem agora revelar que foi “desafiado” por vários dirigentes nacionais do partido, incluindo Pedro Passos Coelho, a ser candidato. Numa extensa carta endereçada ao líder do PSD, o deputado revela que o seu nome foi dado como certo numa reunião realizada em Setembro, entre as coordenadoras autárquicas nacional e distrital, onde, segundo diz, chegou mesmo a receber indicações para “ir para o terreno”.

O documento, a que o JORNAL DE LEIRIA teve acesso, foi lido durante a última reunião da Comissão Política Distrital (CPD), que teve lugar na passada segunda-feira, antes da votação do nome de Fernando Costa como cabeça-de-lista por Leiria, aprovado com 13 votos a favor e 7 contra (ver caixa).

Na carta que escreveu a Passos Coelho, Barreiras Duarte dá conta de uma reunião realizada no início de Junho, em Leiria, com elementos da CPN e da CPD com “todas” as concelhias. “Nesse dia, quer o Dr.º Carlos Carreiras [coordenador nacional autárquico] quer o secretário-geral Matos Rosa, por várias vezes, à semelhança de outros companheiros e companheiras, falaram comigo para me disponibilizar e aceitar ser candidato”, conta Barreiras Duarte.

Naquela missiva, o deputado recorda ainda a Passos Coelho uma conversa que tiveram em Setembro, onde o líder do PSD lhe terá garantido que, se ele aceitasse, teria da sua parte e da CPN “todo o apoio”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.