Economia

Bainha Aberta, a empresa que produz fardas especiais para mercado alemão

20 fev 2016 00:00

É na Alemanha que está sediado o seu principal cliente, a Dastex

bainha-aberta-a-empresa-que-produz-fardas-especiais-para-mercado-alemao-3105
Raquel de Sousa Silva

Fardas para trabalhar em ambientes assépticos. É este o principal produto fabricado na Bainha Aberta, empresa de Castanheira de Pera que emprega 50 pessoas e exporta para a Alemanha 90% da sua produção. 

António Franco, director-geral, revela que a Bainha Aberta produz também fatos de treino para usar por baixo daquelas fardas, assim como toalhas e cobertas. Tudo artigos técnicos, com tecidos especiais, que quem desenvolve actividades em ambientes limpos tem de usar.

Até há dois anos toda a produção era vendida àquele cliente alemão. Agora a empresa de Castanheira de Pera também vende os mesmos produtos no mercado português. O seu cliente é a cadeia de lavandarias Urvina Por.

António Franco espera que seja possível ainda este ano investir em novas instalações. A empresa já tem um pré-acordo com a câmara de Castanheira de Pera para um novo espaço, mas o gestor frisa que a mudança só acontecerá se a empresa conseguir garantir aumentos de produtividade.

“A isso nos obriga a subida do salário mínimo”, diz o director-geral, adiantando que será também necessário assegurar um “aumento constante” das encomendas em Portugal.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integraldeste artigo