Sociedade

'Aviso amarelo' de calor e risco elevado de incêndio para os próximos dias

14 jul 2016 00:00

Leiria e os distritos de Beja, Évora, Setúbal, Portalegre, Santarém, Lisboa, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo estão sob ‘Aviso Amarelo', devido ao tempo quente que se faz sentir.

aviso-amarelo-de-calor-e-risco-elevado-de-incendio-para-os-proximos-dias-4622

O aviso vigorará, pelo menos, até sábado devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas, segundo informação do Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA). 

Este é o terceiro mais grave numa escala de quatro e significa "risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica". 

As temperaturas máximas dever-se-ão manter entre os 35 e 40 graus, para o centro e sul do País, e a mínima acima dos 20 graus. 

A Autoridade Nacional de Protecção Civil emitiu também um alerta para o risco de incêndio em níveis muito elevados para os próximos dias, enquanto a Direcção-Geral da Saúde (DGS) emitiu na quarta-feira um alerta, à população em geral e em particular às pessoas mais vulneráveis, para que adoptem medidas de prevenção contra as temperaturas elevadas, esperadas para os próximos dias, nomeadamente bebés e crianças pequenas, idosos, doentes crónicos, praticantes de desporto e pessoas isoladas e em carência económica e social. 

Recomenda-se a ingestão de água – e não de refrigerantes ou bebidas alcoólicas -, utilização de protector solar e permanência em locais frescos ou refrigerados.

 

 

 

EVENTOS