Sociedade

Artur Pinto zela pela segurança de edifícios na União Europeia

11 mai 2018 00:00

Natural de Ourém, Artur Pinto coordena há vários anos a Unidade de Segurança e Protecção de Edifícios do Centro Comum de Investigação (JCR) da Comissão Europeia.

artur-pinto-zela-pela-seguranca-de-edificios-na-uniao-europeia-8657
Maria Anabela Silva

De cada vez que a Comissão Europeia (CE) legisla sobre a protecção e segurança em edifícios, a probabilidade desse trabalho ter dedo de ourisense é elevada.

Especialista em construção anti-sísmica, Artur Pinto coordena há vários anos a Unidade de Segurança e Protecção de Edifícios do Centro Comum de Investigação (JCR) da Comissão Europeia.

Natural de Ourém, Artur Pinto lidera uma equipa onde trabalham “mais de 30 cientistas, engenheiros e técnicos”, que fornece assessoria para o desenvolvimento de legislação europeia e a “correspondente normalização no domínio da construção e dos edifícios, contribuindo para a segurança e protecção dos cidadãos”, explica o especialista, doutorado em engenharia mecânica pela Universidade Técnica de Lisboa.

Além da assessoria técnica e científica a vários organismos da CE, a unidade colabora também em projectos de investigação com diversos institutos e universidades dos vários Estados membro e com organizações industriais, para “desenvolver e calibrar as normas europeias para a concepção e avaliação de edifícios e outras estruturas de engenharia civil”.

“O trabalho desenvolvido beneficia a competitividade da indústria da UE no sector da construção e dos edifícios e infra-estruturas, uma vez que as normas europeias facilitam a circulação de produtos e serviços e, consequentemente, a realização do mercado único”, acrescenta Artur Pinto.

A digitalização e a inovação nos sectores da engenharia e construção são também uma parte importante do trabalho da unidade, que é ainda responsável pelo Laboratório Europeu de Avaliação Estrutural, onde se realizam testes sísmicos de prédios e infra-estruturas, efectuados “em edifícios em tamanho real com três ou quatro andares ou pilares de pontes com mais de 15 metros de altura”, exemplifica Artur Pinto, que está no JCR há cerca de

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ