Sociedade

Aquisição de viatura para crianças vence Orçamento Participativo da Batalha

17 abr 2018 00:00

Em segundo lugar, com 132 votos, ficou o projecto de criação de um espaço de inovação pedagógica no Agrupamento de Escolas da Batalha.

aquisicao-de-viatura-para-criancas-vence-orcamento-participativo-da-batalha-8522

O projecto Uma carrinha para a Casa do Mimo, centro de actividades para crianças e jovens com e sem necessidades educativas especiais, venceu o Orçamento Participativo do Município da Batalha.

Segundo uma nota de imprensa, o projecto, que vai receber 30 mil euros do município, obteve “291 votos, num total de 889 registados na plataforma electrónica que geriu o processo das votações”.

A Associação Casa do Mimo foi constituída em Junho de 2016, tem sede na vila da Batalha e dedica-se a dar respostas a crianças e a jovens com e sem necessidades educativas especiais, “assegurando ainda acompanhamento no processo de reabilitação social de pessoas com deficiência e incapacidade”.

Através do projecto submetido ao Orçamento Participativo, a Casa do Mimo vai comprar uma viatura de nove lugares que, depois de devidamente adaptada, colmatará as lacunas associadas ao transporte dos seus utentes, adianta a autarquia.

Em segundo lugar, com 132 votos, ficou o projecto de criação de um espaço de inovação pedagógica no Agrupamento de Escolas da Batalha, sendo que a proposta de aquisição de um veículo ligeiro de combate a incêndios reuniu 126 votos, numa proposta dos Bombeiros Voluntários da Batalha.

A presidente da Casa do Mimo, Cidália Silva, explicou à Lusa que a prioridade da associação são as crianças com necessidades educativas especiais, porque “é essa população que tem menos reposta nos equipamentos sociais já existentes”.

“O nosso objectivo é, partindo do princípio da equidade, dar uma resposta de acordo com as diferenças de cada um, dada a necessidade que estas crianças e jovens têm de um apoio individualizado”, adiantou Cidália Silva.

A associação conta com duas funcionários e vários voluntários, tendo actualmente dez utentes, número que aumenta em período não lectivo.

“Neste momento não temos nem recursos humanos nem físicos para um número maior de utentes”, justificou, explicando que aguardam obras numa escola do 1.º ciclo desactivada para as suas futuras instalações e onde poderão dar resposta a um maior número de utentes da Batalha e concelhos limítrofes.

Citado na mesma nota de imprensa, o presidente da autarquia, Paulo Baptista dos Santos, realçou o número de votos nesta edição do Orçamento Participativo. “É uma votação bastante expressiva, próxima dos mil votos, o que deixa antever um forte envolvimento dos munícipes neste processo de participação”, refere o autarca.

Em edições anteriores esta iniciativa contemplou a requalificação da antiga escola António Cândido da Encarnação, a pavimentação da Estrada Real D. Maria e a aquisição de vitrais para a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Golpilheira.