Sociedade

Ansião destrói antigo painel de azulejos e põe cópia no lugar

22 jul 2018 00:00

Em 2012, a octogenária espanhola Cecilia Giménez ficou conhecida em todo o mundo por ter “restaurado”, por sua iniciativa, a pintura Ecce Homo, e por ter dessa forma destruído uma obra artística datada do século XIX.

ansiao-destroi-antigo-painel-de-azulejos-e-poe-copia-no-lugar-8957
Daniela Franco Sousa

Já no passado mês de Junho, também em Espanha, a efígie de São Jorge, exposta na igreja de Estella, em Navarra, sofreu o mesmo género de "restauro” por iniciativa de uma professora da localidade.

Por cá, é um painel de azulejos que está a fazer acender a polémica em Ansião. Há munícipes que contestam a substituição da obra com mais de 80 anos, por uma réplica, réplica essa que mantém a data dos azulejos originais, 1937, e que até tem uma inscrição sobre o restauro, de 2018.

Leonel Antunes, munícipe e um dos maiores contestatários desta troca, explica ao JORNAL DE LEIRIA que “é como se o quadro original da Mona Lisa fosse destruído para dar lugar a um poster A4 com um rosto parecido”.

Para o munícipe, não se trata de restauro nenhum e frisa: “manter a data de 1937 é enganador para quem não conhece Ansião e desonesto para quem daqui é. Isto é de 2018 e envergonha o original”.

Leonel Antunes informa que o antigo painel de azulejos, que estava numa propriedade privada, retratava uma das cenas mais importantes de Ansião, circunstância que terá sido a responsável pelo nome da localidade. Trata-se da representação da Rainha Santa Isabel, que ao passar por ali, terá dado esmola a um ancião.

O munícipe salienta que, no estado de conservação em que se encontravam os azulejos originais, não era necessário intervir no painel, uma obra que tinha “valor”, não só pela sua “antiguidade”, mas também por ser uma “referência” para a população. Uma vez que “o original foi deliberadamente destruído”, trata- se de um acto “criminoso”, acrescenta Leonel Antunes.

Opinião bem diferente tem António Domingues, presidente da Câmara de Ansião, que tomou a iniciativa de trocar os azulejos. O autarca explica que a intervenção decorreu no âmbito da requalificação daquela zona, denominada Fundo da Rua.

Sublinha qu

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ