Sociedade

Análises à água da bacia do Lis mostram aumento da contaminação

11 mai 2017 00:00

Uma semana após se ter ficado a saber que o financiamento para a construção da Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas se perdeu, a Oikos apresentou análises à água que mostram o aumento da sua contaminação, com valores bastante preocupantes.

analises-a-agua-da-bacia-do-lis-mostram-aumento-da-contaminacao-6430
Maria Anabela Silva

No ano passado, os resultados já tinham sido maus, mas este ano foram ainda piores. As últimas análises feitas pela associação ambientalista Oikos à qualidade da água da bacia hidrográfica do rio Lis revelam que houve uma subida dos níveis de contaminação em nove dos 15 locais monitorizados.

 

Este agravamento acontece num momento em que a construção da Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas (ESTES) está comprometida, depois de o Ministério da Agricultura ter anulado o contrato de financiamento para a obra. Na origem desta decisão estão os incumprimentos da Recilis, empresa que detém 100% da Valoragudo, a entidade que deveria adjudicar a empreitada, contando com 9,1 milhões de euros de fundos comunitários.

Além de revelarem um agravamento da contaminação na bacia do Lis, as análises da Oikos confirmam uma tendência dos últimos anos: o disparar dos valores detectados junto à ponte das Mestras, quer no troço final do Lena quer no ponto do Lis imediatamente a seguir à confluência dos dois cursos de água.

“É uma zona problemática e não é de agora. Desde 2013 que estes pontos revelam valores muito elevados. Não se trata de uma situação pontual ou de um eventual erro. Há aqui um problema que as entidades responsáveis deviam averiguar”, adverte Mário Oliveira, presidente da Oikos (Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria).

De acordo com as análises, cujas amostras foram recolhidas no final de Março, o valor mais elevado de contaminação por e-coli foi detectado no rio Lena, junto à ponte das Mestras, seguido da ribeira dos Milagres e do ponto de monitorização existente nas imediações da antiga ETAR das Mestras, já no rio Lis.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.