Sociedade

Aluna do Instituto do Juncal vence concurso Juvenes Translatores

9 fev 2017 00:00

Beatriz Simões e Maria Granzina em destaque no concurso da Comissão Europeia

aluna-do-instituto-do-juncal-vence-concurso-juvenes-translatores-5885

Beatriz Simões, aluna de 17 anos do Instituto Educativo do Juncal, de Porto de Mós, foi a vencedora portuguesa do concurso Juvenes Translatores de 2016, que comemora o seu décimo aniversário e é organizado pela Comissão Europeia.

Em nota de imprensa, a Comissão Europeia refere que a jovem “distinguiu- se pela sua brilhante tradução para português do texto deste ano, tendo como língua de partida o inglês”. Também aluna do Instituto Educativo do Juncal, Maria Granzina recebeu uma menção honrosa, pela tradução do mesmo texto, mas a partir da língua espanhola.

Participam no concurso Juvenes Translatores 28 alunos do ensino secundário – um de cada Estado-Membro da União Europeia – que irão receber um prémio após terem competido com mais de 3 000 participantes de toda a União Europeia. Entre todos, estes jovens conseguiram “descodificar” as 24 línguas da União Europeia (UE).

Em Portugal, participaram 20 escolas com 90 alunos de todo o país e que completaram 17 anos no ano passado. Os alunos podiam escolher DR qualquer uma das 552 combinações linguísticas possíveis entre qualquer par das 24 línguas oficiais da UE. Este ano, os alunos que participaram no concurso utilizaram 152 combinações linguísticas, “incluindo do búlgaro para o português”.

Além de testarem os seus conhecimentos de línguas estrangeiras, “os vencedores demonstraram a sua mestria no domínio da sua língua dominante, a respectiva língua materna”, refere a Comissão Europeia. O concurso Juvenes Translatores (expressão latina para 'jovens tradutores') tem sido organizado anualmente desde 2007 pela Direcção-Geral da Tradução da Comissão Europeia.

O objectivo é promover a aprendizagem de línguas nas escolas e proporcionar aos jovens uma oportunidade de saber como é ser tradutor. Os vencedores irão a Bruxelas no próximo dia 6 de Abril para receber os prémios para a melhor tradução do seu país.