Sociedade

Aldeias do distrito de Leiria querem ser Maravilha de Portugal

9 mar 2017 00:00

Está de volta o concurso que elege os destinos mais populares no território português.

aldeias-do-distrito-de-leiria-querem-ser-maravilha-de-portugal-6051

Quantas Maravilhas de Portugal cabem no distrito de Leiria? Já existem cinco, eleitas desde 2007, mas Pia do Urso, Casal de São Simão e Ana de Aviz querem juntar-se à lista, onde constam o castelo de Óbidos, os mosteiros da Batalha e de Alcobaça, as grutas de Mira de Aire e o arroz de marisco da Praia da Vieira. A nova edição do concurso apoiado pelo Governo é dedicada às aldeias. E até às 23:59 horas de 14 de Março, prazo limite, são esperadas centenas de candidaturas com origem do norte ao sul do País.

Pia do Urso, no concelho da Batalha, concorre nas categorias aldeias rurais e aldeias monumento. Por cada opinião, mais ou menos favorável, sobre a iniciativa Maravilhas de Portugal, que tem natureza privada e comercial, o presidente do Município, Paulo Batista Santos, apresenta uma certeza: a povoação da freguesia de São Mamede "tem características únicas" que importa divulgar. 

Também no concelho de Figueiró dos Vinhos, o concurso "em nada altera" a estratégia municipal para o Casal de São Simão, que "já é alvo de aposta e vai continuar a ser", esclarece Gonçalo Brás, chefe de gabinete do presidente da Câmara. A candidatura surge como veículo para garantir "projecção nacional" a um dos últimos segredos do pinhal interior no distrito de Leiria.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.