Opinião

Actividades do CEPAE

4 jul 2016 00:00

O CEPAE – Centro do Património da Estremadura – tem desenvolvido actividades no sentido de aproximar o património à população, tentando sensibilizar para a existência e importância do mesmo como identidade de uma região.

Uma região que nos últimos tempos tem contemplado o reconhecimento dos seus museus, como são exemplos os prémios atribuídos ao Museu da Batalha e mais recentemente ao Museu de Leiria. Não esquecendo a importância nobre de ver o Mosteiro da Batalha receber o estatuto de Panteão Nacional ou mesmo o prémio atribuído ao Ecoparque Sensorial da Pia do Urso (Batalha). Assim como as imensas actividades que vão acontecendo na nossa região, muitas delas destacando o nosso património, seja ele material ou imaterial, seja ele espaço físico ou mesmo gastronómico, como tem acontecido em Leiria, Batalha, Porto de Mós, Pombal, Caldas da Rainha, Marinha Grande, o vizinho Ourém, assim como Nazaré, Óbidos, Alcobaça e demais concelhos tanto a Sul como a Norte do distrito Leiria ou mesmo outros concelhos vizinhos deste distrito, sem deixar de destacar a importância, dentro da área do património, de uma Rede de Museus que começa a ganhar contornos, e para o papel da CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria..

E, nesse sentido, em parceria com as autarquias associadas, assim como com diversas instituições, no último mês, exemplificando, o CEPAE tem promovido diversas iniciativas com o intuito de aproximar a população ao património: exposição de fotografia Sensibilidades 25, no Festival A Porta (Leiria) e a mesma está patente no Castelo de Porto de Mós com a colaboração da Autarquia local; tertúlia O território e o património nos discursos sobre Leiria e as suas regiões, com a colaboração do Museu de Leiria, da Câmara de Leiria, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria e os oradores Fernando Magalhães e Ricardo Vieira; colóquio Reflexões sobre educação e património – Ernesto Korrodi, em parceria com o Arquivo Distrital de Leiria, coordenação de Genoveva Oliveira e perante uma enorme plateia as intervenções de vários oradores; participação na Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha e na presente semana o lançamento do 3.º Prémio de História Local Villa Portela com Ricardo Charters d'Azevedo e a colaboração da Câmara de Leiria, IPL (Instituto Politécnico de Leiria) e ADLEI (Associação para o Desenvolvimento da Região de Leiria).

Além destas actividades, mais visíveis, outras acções têm sido desenvolvidas... Por isso, nesta ideia de união, não esquecer que o património é a população e o seu legado. Isto é, somos todos nós.