Sociedade

Acha que está frio? Ainda não viu nada. Espere até quarta-feira para bater o dente

16 jan 2017 00:00

Massa de ar fria e seca e ausência de chuva acentuam redução da temperatura

acha-que-esta-frio-ainda-nao-viu-nada-espere-ate-quarta-feira-para-bater-o-dente-5748

As temperaturas vão descer entre quatro e nove graus Celsius a partir de quarta-feira em Portugal continental, devido a uma massa de ar continental mais fria e seca, adiantou Maria João Frada.

De acordo com esta meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Esta segunda e terça-feiras prevê-se céu pouco nublado ou limpo, temporariamente com alguma nebulosidade na zona fronteiriça da região norte durante a tarde e as temperaturas não vão sofrer alterações relativamente ao que têm estado nos últimos dias.

"Depois na quarta-feira e previsivelmente até pelo menos ao dia 20 ou 21 [sexta-feira ou sábado] vamos ter frio mais a sério porque, neste momento, o que temos a afectar o continente é uma massa de ar polar que vem na circulação do anticiclone que está localizado a noroeste da Península Ibérica e gradualmente até quarta-feira esse anticiclone vai-se estender em direcção ao interior da Europa, principalmente Europa de norte", disse.

O anticiclone vai ter um posicionamento diferente dando origem a uma corrente de leste com transporte de uma massa de ar continental, portanto mais fria e seca.

"Já não vai ser polar, vai ser uma massa de ar com características termodinâmicas e ar Árctico, ou seja, é mais seca e fria relativamente ao que temos tido até agora. Por isso, prevê-se, com um grau de probabilidade muito elevado que, a partir de quarta-feira ou exactamente na quarta-feira, haja uma descida significativa da temperatura quer da mínima quer da máxima", explicou a meteorologista.

Lusa/Jornal de Leiria