Opinião

15 de Março: a greve pelo futuro

28 fev 2019 00:00

Os estudantes portugueses que fazem greve pelo clima exigem ao Governo: a proibição da exploração dos combustíveis fósseis em Portugal

Hoje é dia de dar a palavra aos mais novos: “Os nossos líderes, tanto portugueses como à escala mundial, falharam-nos. Agem de uma forma egoísta e despreocupada, e não são capazes de responder com eficiência e urgência à crise climática que aumenta todos os dias diante dos nossos olhos.

Esta é a nossa maneira de exigir que nos ouçam de uma vez por todas. Objectivos da greve: Nós, jovens e estudantes, temos de lutar agora e exigir a quem está no poder que dê prioridade absoluta à resolução da crise climática.

Não protestamos as alterações climáticas:

• Protestamos a inacção por parte dos governos face às alterações climáticas. Esta é verdadeiramente uma luta nossa!

• Exigimos ao governo português que faça da resolução da crise climática a sua prioridade. • Fazemos esta greve para chamar a atenção para o problema da crise climática e apelar à sua urgente resolução, de maneira a limitar o aquecimento global a 1.5ºC, como acordado internacionalmente.

• O movimento é internacional. Todos temos uma meta comum: acção governamental prioritária no que diz respeito às alterações climáticas. Porém, cada país tem as suas metas mais concretas.

• É importante cumprir o Acordo de Paris e as metas estabelecidas pela União Europeia, mas isso é apenas um pequeno começo.

• Para evitarmos a catástrofe climática, medidas mais sérias e urgentes necessitam de ser implementadas.

• Os estudantes portugueses que fazem greve pelo clima exigem ao Governo: a proibição da exploração dos combustíveis fósseis em Portugal; a meta para a neutralidade carbónica ser reduzida para 2030,

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ