Opinião

Teorias rurais

22 jan 2016 00:00

Apelo à participação de todos os leitores num dos actos de maior afirmação dos nossos valores patrióticos, a decorrer no próximo domingo à tarde: a deslocação ao jogo de futebol entre Os Belenenses e o Vitória de Guimarães.

O letárgico mês de Janeiro convoca a uma visita prolongada ao novo museu da cidade, por onde me tenho encontrado com interessados alunos das escolas da região. Ouvi algumas queixas relativas à política de bilhética implementada pela edilidade, que me parecem contudo infundadas face ao prazer educativo da colecção.

Com o castelo vedado neste período de tormentosas aragens, o museu parece-me uma boa opção no sentido de esticar as pernas e outros binómios. Sei também que diversos cantores cotados a nível nacional têm vindo até à cidade alegrar o novo ano, com casas cheias de clientela que por aí se abrigam do fresco inverno.

No entanto, por estes dias novas obrigações se colocam, muito concretamente no âmbito dos bons costumes e da cidadania, no que apelo à reserva do fim de semana que se aproxima para actividades menos prazerosas, mas sem dúvida bastante mais enriquecedoras do espírito .

No papel de guardião das liberdades cívicas que esta coluna me permite desenvolver, apelo à participação de todos os leitores num dos actos de maior afirmação dos nossos valores patrióticos, a decorrer no próximo domingo à tarde: a deslocação ao jogo de futebol entre Os Belenenses e o Vitória de Guimarães.

A coesão nacional Norte-Sul visível neste encontro prova a densidade dos laços e a força do caminho partilhado ao longo de nove séculos de história nas costas de Castela. Requere-se a activa participação de todos nesta prova de vitalidade dos valores democráticos, e até republicanos, consubstanciados no que aparentemente não passa de um simples jogo de futebol.

Sei do esforço que por estes dias se desenvolve na capital de distrito, para desmontar e armazenar as luzes e decorações de natal antes das festividades do Carnaval, a realizar já dentro de três semanas, e fechando, com chave de ouro, o etnográfico Ciclo da Morte.

Ainda assim, a próxima tarde/noite de domingo deve ser votada ao desporto-rei, conforme atempada calendarização por parte dos oficiais do estado, e vigorosa promoção nos meios de comunicação social.

*Investigador