Opinião

Tendo tempo e paciência

17 mar 2016 00:00

Mas não é isso que faz deste estudo uma obra que deveria ser obrigatório ler. O que ali se faz de forma magistral é a decomposição das atitudes e comportamentos racistas ao longo de séculos (...)

Nem sempre, quase nunca de facto, esta coisa dos grandes anúncios da excelência dos textos e da magistralidade dos seus produtores me afeta. E sinto-me muito confortável assim. Este caso porém é uma agradável exceção e eu não hesito em chamar-vos a atenção para aquilo que é, a vários títulos, uma leitura imperdível. O livro é de Francisco Bethencourt e chama-se Racismos: Das Cruzadas ao Século XX. Foi editado simultaneamente pela Temas & Debates e pelo Círculo dos Leitores no final de 2015. É uma tradução do original escrito em inglês.

Francisco Bethencourt é agora professor catedrático no King’s College de Londres e continua a ser nosso compatriota. Mas não é isso que faz deste estudo uma obra que deveria ser obrigatório ler. O que ali se faz de forma magistral é a decomposição das atitudes e comportamentos racistas ao longo de séculos iluminando os interesses particulares de domínio que a eles presidem. Uma dominação económica, financeira ou de mera regulação de poder, e uma identificação vital, sobretudo para os países colonizadores, de estrutura social, territorial ou supra-territorial. É também uma demonstração de leitura histórica acutilante e um instrumento muitíssimo interessante para a compreensão da persistência do argumentário xenófobo racista mais agressivo mesmo após o desaparecimento ou o menosprezo generalizado das “evidências”.

*Dramaturgo
Texto escrito de acordo com a nova ortografia

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo