Opinião

Tempestade perfeita na economia?

21 mar 2022 15:45

Aumentam os receios de entrarmos em recessão ou estagflação

Desde há dois anos que a economia é afectada por ondas de choque decorrentes da pandemia de Covid-19.

As consequências são conhecidas e, sobretudo, sentidas por todos nós: encerramento ou diminuição da produção de grandes empresas internacionais, disrupção das cadeias de abastecimento globais, subida sensível dos preços dos fretes marítimos, dos preços dos metais e de outras matérias-primas industriais e alimentares e da energia.

Quanto a este último item, energia, actualmente a subida de preços é estratosférica, afectando empresas e famílias de forma dramática, em muitos casos.

Para completar este quadro alarmante, a inflação vai-se instalando nos EUA e na Europa e começa a parecer que não será temporária, como a princípio se pensou, o que leva a não esperar boas notícias dos bancos centrais.

Tudo isto acompanhado por uma pressão forte para a subida dos salários.

Recentemente, a Europa foi surpreendida pela guerra inqualificável entre a Rússia e a Ucrânia, situação a que não estávamos habituados desde 1939.

Toda a Europa está a ser, por ela, afectada por depender fortemente desses dois países para o fornecimento de cereais (Ucrânia) e petróleo e gás (Rússia).

Os custos com estes inputs subiram em flecha ameaçando seriamente a viabilidade de muitas empresas e o poder de compra dos cidadãos.

Sendo difícil aumentar preços, resta às empresas fazer um esforço para melhorar a sua organização interna a vários níveis procurando soluções para controlar os custos internos, aumentar a eficiência, a qualidade e a produtividade nas operações do seu negócio.

Para começar, é indispensável que tenham informação, a começar numa contabilidade de qualidade e actualizada e implementar um processo de planeamento e controlo de gestão que permita analisar mensalmente os resultados do mês anterior, com indicadores financeiros e operacionais, procurando pistas para focalizar a sua acção na redução de custos, na maior eficiência da utilização de recursos, na melhoria da produtividade do pessoal e do funcionamento dos vários departamentos, visando produzir mais valor com o mesmo pessoal, materiais e utilização de energia.

A existência de um sistema informático de tipo ERP equipado com todos os módulos necessários à informação, funcionando de forma integrada é fundamental (o hábito de cada departamento produzir os seus próprios mapas em excell só gera erros na informação).

A utilização de metodologias lean no desempenho das operações e a aceleração da introdução da digitalização é importante visando, a prazo, caminhar para as tecnologias da quarta revolução industrial.

Aumentam os receios de entrarmos em recessão ou estagflação, neste último caso atingiríamos a tempestade perfeita – alta inflação, queda do crescimento económico e aumento do desemprego.