Opinião

Sucedâneo de chocolate e caixas de costura

6 abr 2023 16:34

A minha caixa de costura ainda é uma lata de sortido de bolachas

Na época, a rotina alimentar diária não passava do pão com manteiga. Em dias especiais havia bolachas Maria ou Torrada consoante as preferências familiares. A manteiga passava pelos furinhos quando já havia alguma abundância económica e quando a atenção dos mais velhos, capturada pela televisão ainda a preto e branco, permitia o excesso.

Mas o Natal, o dia das visitas de cerimónia ou os aniversários, esses, eram os momentos de abrir a caixa de Sortido de Bolachas. Havia a edição em lata, mais dispendiosa, que era, depois de vazia, reciclada para caixa de costura da avó, e a mais económica, de cartão.

A caixa transportava uma rara possibilidade de festa e aquilo que na minha cabeça infantil se aproximava da ideia de luxo. Nos segmentos de plástico fino pelos quais se distribuíam os tipos de biscoitos, conviviam as bolachas baunilha clássicas, outras cobertas de chocolate e embrulhadas em prata colorida, as roscas de manteiga, e um sem número de variações de forma que pouco mudavam em sabor mas que me traziam a certeza de estar a viver um momento excepcionalmente privilegiado.

Esperava sempre secretamente que ninguém escolhesse o segmento das bolachas baunilha cobertas de chocolate, não tanto pelas bolachas em si, que por vezes ficavam moles e o chocolate tinha mais de sucedâneo do que de verdadeiro chocolate, mas porque os papéis de prata coloridos eram uma autêntica preciosidade que endireitava longa e minuciosamente e guardava dentro de livros. Um tesouro. Quase prata pura.

Há dias o carteiro do bairro em que trabalho, um homem solitário de lucidez, cultura e sensibilidade raras, descreveu-me com grande minúcia, à porta da editora, o seu jantar de aniversário, na companhia do gato Dário, que baptizou com o nome do poeta nicaraguense Félix Rubén Dário, em forma de homenagem. Bacalhau à Gomes de Sá, gambas acompanhadas de champanhe e uma caixa de sortido de bolachas para sobremesa.

Já não vem com bolachas baunilha cobertas de sucedâneo de chocolate embrulhadas em papel de prata colorido, mas para ele, poder abri-la no seu dia de anos, encerra também uma certa de ideia de luxo.

A minha caixa de costura ainda é uma lata de sortido de bolachas.