Opinião

Putos fascistas

17 mai 2017 00:00

"Viva Salazar". “Contra o fascismo ahahahahahaha”. “Política e Jornalismo não se deviam encaixar na mesma frase se quer (sic). A opinião dos jornalistas é LIXO, o que interessa é a nossa”.

Foi com estes mimos, entre muitos outros impublicáveis, que a 25 de Abril de 2017 alguns jovens (demasiados, na verdade) brindaram na caixa de comentários do Facebook um artigo publicado pela VICE, relativo à festa dos apoiantes de Marine Le Pen no final da primeira volta das eleições francesas e um directo que fizemos através da rede social, a partir da Marcha do 25 de Abril, na Avenida da Liberdade, em Lisboa.

Foi agora e, repito, foram jovens. Muito jovens. Putos de 20 anos (alguns menos!) a exaltarem a extrema-direita francesa, saudosistas de uma ditadura portuguesa que nem sequer cheiraram ao longe e inflamados por um ódio visceral à liberdade de imprensa, de opinião e de repulsa de ideias fascistas e castradoras.

Na peça relativa a França - um artigo de opinião em formato galeria fotográfica, em que o autor considerava deprimente o facto de em 2017 se estarem a dar passos atrás na sociedade em que vive, por estar a assistir a uma celebração de vitória da Frente Nacional - estes putos pseudonazis portugueses acusaram-nos de parcialidade, de falta de verdade jornalística e de estarmos a assumir uma posição.

O que, segundo defendem, o jornalismo não pode nunca fazer.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.

*Editor-in-chief VICE