Opinião

O Porto aqui tão perto

2 ago 2020 15:08

Esta semana ficámos a saber que a próxima edição de um dos maiores encontros de música anuais, a Womex, se vai realizar em Portugal e mais concretamente no Porto, em Outubro de 2021

Depois de uma 26.ª edição que está agendada para Outubro deste ano em Budapeste, ainda na ressaca (ou no meio) de um mar de incertezas no sector, espera-se que, se a pandemia se controlar a tempo e o permitir, se possa, em 2021, no Porto, avançar com um verdadeiro recomeço.

E se trazer a Womex a Portugal era um sonho antigo e é uma conquista extremamente significativa, podemos estar perante uma edição que lança bases de uma nova forma de todo um sector se reposicionar. A Womex pode não ser o evento musical mais participado do planeta mas é certamente um dos mais firmados e relevantes.

É lá que pelo menos 2500 profissionais da música do mundo chegam dos cinco continentes, com as mais variadas experiências e culturas, para refletirem sobre o presente e pensarem os modelos e o futuro do mercado. Nesse grupo de delegados estarão aqui presentes algumas das figuras mais estimulantes do meio musical global, numa ode à diversidade e à exploração, a construir caminho.

E a fazerem negócio, até porque, para além das conferências e dos showcases, há uma dimensão complementar de feira e de encontro comercial muito sólido e eficaz.

Num período em que ninguém se atreve a fazer apostas sobre regressos, modelos e adaptações de um sector, a Womex no Porto tem tudo para ser um importante farol e colocar o nome do nosso país num posicionamento cimeiro dentro do universo música a nível global.

A chamada música do mundo, com todos os cruzamentos que gera e estimula, tem acolhido cada vez mais preponderância entre programadores, jornalistas e público e a tendência será de maior subida nos próximos anos e estou convencido de que Portugal, enquanto país europeu e com uma dimensão atlântica que nos liga a África e à América, tem todos os argumentos para ser um actor cada vez mais activo no meio.

Num período em que a validação dos artistas tende a passar, cada vez mais, também por uma dimensão de trabalho comunitário, educativo e por um papel de embaixador cultural, trazer a Womex para o Porto é muito mais do que uma conquista nacional, é ser palco de um encontro planetário que tem todos os argumentos para ser um das mais marcantes de sempre para o sector da música.