Opinião

O caso do Ensino Artístico e como acentuar o divórcio entre governantes e eleitores

9 mai 2021 15:30

É profundamente vergonhoso que o Governo nem sequer tenha cumprido o estabelecido num concurso que visava corrigir as injustiças de um concurso do ano passado.

É evidente para todos o divórcio entre eleitos e eleitores, como demonstram as crescentes e elevadas taxas de abstenção nos sucessivos atos eleitorais.

E há teses e estudos sobre o assunto. Há justificações para o efeito mais complexas, outras mais simples e fáceis de compreender.

Uma destas razões fáceis e simples de compreender são os casos de políticos que prometem e não cumprem os compromissos que assumiram.

Ora o Ensino Artístico tem sido um setor fortemente afetado por esta epidemia, com especial impacto em escolas do nosso distrito, como são disso exemplos o Orfeão de Leiria e a Academia de Música de Alcobaça.

No dia 26 de janeiro de 2021 foi finalmente lançado o Procedimento Adicional de Concurso para o Contrato de Patrocínio 2020-2026.

Recorde-se que este concurso adicional foi prometido em agosto de 2020, depois de conhecidas as consequências desastrosas do Concurso para o Contrato de Patrocínio 2020-2026.

Veio, por isso, tarde, mas com o propósito correto de corrigir as injustiças criadas pelo referido concurso inicial. O concurso adicional lançado não resolveu os problemas decorrentes do resultado do concurso de julho passado.

Mas todos os agentes contavam que o Governo cumprisse, pelo menos, o que se comprometeu com o concurso adicional.

Várias escolas denunciaram nas últimas semanas que as verbas referentes ao concurso adicional lançado em janeiro não foram ainda pagas, nem sequer foi celebrado o respetivo contrato de financiamento.

É profundamente vergonhoso que o Governo nem sequer tenha cumprido o estabelecido num concurso que visava corrigir as injustiças de um concurso do ano passado.  

Por isso, da próxima vez que se levantar a importante questão sobre as razões que justificam a desconfiança e o descrédito das pessoas em relação à classe política, aqui está uma das razões mais sintomáticas: prometer a resolução de problemas e não cumprir com os compromissos que se assumiram.

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990