Opinião

Música | Prémios Grammy, um olhar de esguelha

21 fev 2023 15:57

A canção mais irritante do ano, para mim, ou a Melhor Performance Pop a Solo para os Grammy foi “Easy on Me” de Adele

Estava aqui a refletir e cheguei à brilhante conclusão: nunca vi uma cerimónia dos Grammy na íntegra. Só fico a saber da cerimónia com as notícias dos vencedores. Bem sei que por vezes sou um pouco distraído, mas não seria um evento a merecer maior destaque na comunicação social portuguesa, nomeadamente com as principais televisões a assegurarem a transmissão em direto, tal como fazem com os Oscars?

Diz-me o Google que a SIC Caras já o fez em anos anteriores, mas aí está um canal que me fica ligeiramente fora de mão… não sei se este ano o fez ou se ainda vai transmitir um daqueles compactos com destaque nos fatos dos artistas!? Penso que a Antena 3 terá sido dos poucos meios a transmitir a gala em direto…

Bom, com transmissão ou não, deu-se mais uma cerimónia, e lá fiquei eu surpreendido com os nomes dos nomeados e vencedores. Surpreendido por não conhecer metade dos nomes e surpreendido por ver muita gente que julguei já fora destas competições, com destaque para o mítico Ozzy Osbourne que limpou os prémios Melhor Álbum Rock com Patient Number 9 e Melhor Performance Metal com “Degradation Rules”, e o histórico Willie Nelson que venceu nas categorias Melhor Álbum Country com A Beautiful Time e Melhor Performance Country a Solo com “Live Forever”. Isto tudo em 2023, atenção!

Depois temos a Beyoncé, que apesar de não vencer nas categorias mais importantes, como Álbum do Ano, alcança um feito inédito ao tornar-se a artista com mais Grammy: 32 no total. Nada mau, para esta ex-Destiny’s Child.

O Harry Styles venceu na categoria Álbum do Ano com Harry’s House e logo se apressaram a dizer que temos um novo David Bowie. Calma, pessoal: David Bowie só há um e mais nenhum! E sabem quem ganhou o Melhor Álbum Pop Tradicional, seja lá isso o que for? Michael Bublé. A canção mais irritante do ano, para mim, ou a Melhor Performance Pop a Solo para os Grammy foi “Easy on Me” de Adele. Tudo normal até aqui.

Curioso foi ver que existe uma categoria Melhor Álbum R&B Progressivo, ganha pelo Steve Lacy com Gemini Rights e outra categoria Melhor Álbum de Música Urbana, prémio atribuído a Un Verano Sin Ti de Bad Bunny. Um mundo, isto dos Grammy.

Para terminar, não consigo deixar de partilhar convosco que um dos grandes nomeados eram…os ABBA! Pelo que percebi, terão sido um dos grandes derrotados desta edição. Sim, os ABBA e os seus avatares.