Opinião

Música | A bordo de uma aeronave musical

1 nov 2021 17:35

Grains of gold (2021) é o seu mais recente disco, e estou certo de que dirá - quem o escutar – que se sente a “levantar voo” em direção a um céu de perder de vista

Ed Carlsen, um jovem músico e compositor doutrinado no complexo novelo dos sonhos, nasceu na ilha da Sardenha no ano de 1981. A certo momento agarra-se à música como quem destemidamente salta de paraquedas - e digo-o quase literalmente - ou não fosse ele piloto de profissão.

Aparentemente, sobrevoar com frequência os movimentados céus da Europa não o fez sonhar o suficiente, pelo que, e socorrendo-se de alguma formação clássica em música e posteriormente de algumas aventuras com guitarra em formações nos géneros de rock, rock progressivo e reggae, decide aventurar-se na – também ela - turbulenta missão de se tornar um compositor requisitado.

Reside nos dias de hoje na cidade de Copenhaga, Dinamarca, frequentemente editando álbuns que entretêm os perto de cem mil ouvintes mensais que reúne já na sua página no Spotify. Entusiasmado pelos seus dotes de composição e pelo aparente crescer de interesse de realizadores no seu trabalho, decide investir em formação a nível da produção musical, completando com sucesso o curso de Tecnologia da Música no London College of Music, onde aprendeu técnicas de design de som e ferramentas para composição para imagem.

Algures numa descrição algo romantizada do seu trabalho no seu sítio na internet, é-nos dito que Carlsen parece tirar forte proveito da sua capacidade de abordar instrumentos comuns de forma algo não convencional, o que, misturando-se aos seus dotes de designer de som resulta invariavelmente num manancial de texturas musicais bastante prolífico e apetecível no atual universo do audiovisual.

Grains of gold (2021) é o seu mais recente disco, e estou certo de que dirá - quem o escutar – que se sente a “levantar voo” em direção a um céu de perder de vista, ou não fosse Carlsen um piloto inveterado.

O músico procurou com este disco criar um mapa musical onde viaja por um sítio ficcional, que apresenta como um refúgio mental que diz revisitar por várias vezes em sonhos seus. Arranjos sintéticos de uma eletrónica visceral que envolvem melodias contagiantes ao piano, sugam-nos para aquele mood de chillout que, de forma nada subtil ou inocente, nos vicia e nos impele a desfrutar ou a agir, numa toada bem positiva e otimista.

A música de Carlsen tem ritmos delirantes embebidos em brilhantes texturas, numa complacente serenidade que augura ventos de mudança, algo de bom.

Depois de sucessivos confinamentos, saberá bem desavirmo-nos com a reclusão e darmos asas à nossa imaginação à boleia desta aeronave que é a música criada por Carlsen. Julgo que Grains of gold será um belíssimo começo. Um artista a escutar naqueles dias de maior reticência.