Editorial

Mais eficácia nos transportes

14 set 2023 08:31

As melhorias podem parecer insuficientes para uma região onde mais de 80% dos residentes utilizam o automóvel nas deslocações para o trabalho ou para a escola

Há uns meses, abordámos aqui o atraso no cumprimento dos objectivos traçados pelo Plano de Acção de Mobilidade Sustentável, apresentado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), em 2017. Um plano ambicioso que previa investimentos de 133,5 milhões de euros nos 10 municípios que integram esta Comunidade Intermunicipal.

Muitos dos projectos plasmados neste documento estratégico ainda não saíram do papel, e possivelmente não irão sair, mas, na semana passada, foi anunciado o sistema de mobilidade da região de Leiria, que entrará em vigor em Janeiro do próximo ano e contempla melhorias significativas na gestão e funcionamento dos transportes colectivos na nossa região.

À boleia do novo contrato de concessão do serviço de transportes públicos, a CIMRL aproveitou para anunciar a criação de uma linha rápida entre Leiria e Marinha Grande, outra menos demorada entre Leiria e Pombal; a instalação de dispositivos com informação em tempo real dos horários das carreiras urbanas; e a disponibilização de um bilhete único, válido para os 10 municípios.

As melhorias podem parecer insuficientes para uma região onde mais de 80% dos residentes utilizam o automóvel nas deslocações para o trabalho ou para a escola, mas se respondem às expectativas dos autarcas, como é referido pela CIMRL, espera-se que venham a revelar-se fundamentais para a implementação de um sistema de transportes públicos mais eficiente, equitativo e sustentável.

Resta conhecer o impacto que estas mudanças terão junto da população, pois como alertou Jorge Delgado, secretário de Estado da Mobilidade Urbana, na sessão de apresentação do novo sistema, agora é preciso mostrar às pessoas que as alternativas asseguram qualidade, eficiência e correspondem àquilo que elas têm como objectivo de viagem.