Opinião

(Maior)Idade não é prazo de validade!

4 jan 2024 09:30

Parece que a reforma é uma espécie de penalização para quem deu o melhor de si à sociedade

Após uma vida plena de trabalho contributivo, seria de esperar que a velhice e a reforma pudessem ser uma etapa reservada para o descanso, para o lazer e para os afectos, sem preocupações de ausência de apoio ou falta de dinheiro.

Mas não.

Em Portugal, é cada vez mais complicado ser-se sénior.

Parece que a reforma é uma espécie de penalização para quem deu o melhor de si à sociedade, transformando os idosos em meros números anónimos e sem préstimo.

Chegados a um tempo da vida onde, por vezes, uma qualquer doença oportunista os incapacitou, são confrontados com a inexistência de apoios na velhice compatíveis com as magras reformas auferidas.

Mesmo quem conseguiu amealhar durante a vida activa, faz contas ao tempo que poderá pagar se necessitar de ingressar num lar.

Do lado das IPSS, que gerem as Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas (ERPI), o dinheiro não abunda e é preciso poupar no que é possível e usar a imaginação para oferecer cuidados com qualidade a quem deles precisa.

Sofrem os idosos, sofrem as famílias e sofrem os funcionários das ERPI, condenados a receber pouco, por um trabalho duro e de elevado grau emocional, que deveria ser recompensado dignamente.

Através da Segurança Social, o Estado Social, que somos todos nós, apoia pouco e impede que, por exemplo, haja maior contratação de terapeutas, capazes de ajudar os idosos a manterem-se de mente e corpo sãos.

Convém lembrar quem decide o destino dos impostos amealhados que as ERPI não são e não podem ser encaradas como meros armazéns de pessoas com um prazo de validade em contagem decrescente!

Nesta edição, falamos das dificuldades por que as IPSS estão a passar para pagar o aumento do salário mínimo aos seus colaboradores, num momento já marcado pela inflação e crise, e algumas das soluções com que tentam solucionar provisoriamente a situação.

Não obstante, esta é uma insuportável situação de contorno humano e necessita de ser resolvida o mais rapidamente possível, quer seja através do aumento do valor transferido pela Segurança Social ou por outra forma sustentável.

Quem tem recursos reduzidos e familiares a necessitar de cuidados diários, sabe o importante papel que as IPSS desempenham nas suas vidas!