Opinião

Leiria e Marinha Grande são vizinhas que não se conhecem

9 jun 2016 00:00

Notei, ou pelo menos tive a impressão, que as pessoas da Marinha Grande não sabem que em Leiria há A Porta e que as pessoas de Leria não sabem que na Marinha Grande há as Festas da Cidade.

Este fim de semana houve o Festival A Porta com inúmeras actividades, concertos e afins, destaco o concerto de Keep Razors Sharp que me encheu as medidas e me explicou que afinal ainda tenho algum rock dentro de mim. Principalmente quando é tão bem feito. No mesmo fim de semana houve as Festas da Cidade na Marinha Grande. Uma produção megalómana para o que a minha cidade está habituada que juntou, dizem, mais de 30 mil pessoas. Destaco o concerto de Rythmic, uma banda que foi feita de propósito para este evento mas que me pareceu mais um começo do que propriamente uma cena de "one time only".

Notei, ou pelo menos tive a impressão, que as pessoas da Marinha Grande não sabem que em Leiria há A Porta e que as pessoas de Leria não sabem que na Marinha Grande há as Festas da Cidade. E não que haja rivalidade, apesar de muitas gente me dizer que nos antigamentes havia uma rivalidade entre as duas cidades, a verdade é que nunca me apercebi dela. Não se trata disso. O que me parece é que apesar da curta distância física, as duas populações estão bem longe em tudo o resto e nem sequer acho isto nem bom nem mau, é só uma constatação. O único denominador comum é o centro comercial de Leiria (ahh, o capitalismo, essa ideologia aglutinadora de povos há tantas décadas), no que toca a artes e eventos a distância é muito mais notória.

*Músico

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.