Opinião

Guerra

26 out 2023 16:30

As pessoas precisam de ser urgentemente educadas para pensar, de modo a não ficarem dependentes e reféns do pensamento de outros

Se grande parte das vezes reajo como a maioria, informando-me com preocupação, e discutindo o que nos trazem as notícias sobre as guerras, outras há em que me quedo perplexa, atónita e muda com o que delas nos entra pela televisão, pelo telemóvel e pelo jornal, a par da economia, da ciência, da política e da cultura, fazendo parte do que nos vai regendo a vida, como se natural fosse.

Saio de um jantar de amigos, de um cinema, de um teatro, ou de uma aula, com o pensamento, os sentidos e as emoções ligados ao que acabei de fazer, ver, ou partilhar, com a admiração, o entusiasmo, a reflexão ou a descoberta a entusiasmar-me a conversa, para pouco tempo depois, ao ligar a televisão enquanto como uma sopa, ou lavo os dentes, mergulhar numa espécie de mundo paralelo onde se mata, se morre e se sofre com violência.

As imagens e os relatos da destruição e do horror chegam entremeados com os anúncios, questões da política, o estado do tempo e os resultados do futebol, numa espécie de normalidade assustadora e insana.

A palavra “escalada” é proferida como outra qualquer, e eu ouço-a a pensar nos milhares de pessoas que perdem tudo, nos quarteirões arrasados, nas lágrimas e nos olhares incrédulos e vazios, seja de que lado for.  

O horror, a carnificina, a destruição, o desentendimento total, e a irredutibilidade no seu expoente máximo, como mais nenhum outro animal conseguirá fazer; apenas o racional, o humano. O humano da Inteligência. O humano do Estudo. O humano da Arte. O humano do Amor. Mas também o humano da mais básica bestialidade, como nenhuma besta o consegue ser, afinal.

Os outros animais lutam pelo território, mas a luta é travada apenas entre os dois mais fortes e, terminada a contenda, os grupos que os seguem acatam as regras decididas, sem desordem e sem mais luta. Precisam, e procuram a paz, para viverem e se multiplicarem. São duas, agora, as guerras que passam nas primeiras notícias, esquecidas que estão as intermináveis guerras lentas que já não interessam para o alinhamento dos serviços de notícias, a não ser que alguma embarcação maior se vire em alto mar e aí sucumbam mais umas dezenas em fuga. DUAS.

Estamos no século XXI e ainda não aprendemos quase nada do que é mais importante porque, humanos, racionais, artistas, e cientistas, muito pouco nos sabemos ver no outro e por isso muito pouco o vemos.

As pessoas precisam de ser urgentemente educadas para pensar, de modo a não ficarem dependentes e reféns do pensamento de outros, sem capacidade para repudiar as ideias feitas, os ódios de estimação e a violência sem nenhuma possibilidade de moderação para onde vão sendo conduzidas, numa lógica de preto e branco totalmente inconciliáveis e impossibilitantes do encontro de alternativas.

Pensar para não se ficar refém da raiva, do medo da diferença, e da arrogância de ser diferente, inculcados durante toda uma vida. Pensar para se poder encontrar soluções, para se poder encontrar o outro que é, afinal, tão igual a nós. Hoje, é “apenas” isto; hoje não consigo pensar em mais nada.