Opinião
Festival Monitor - 8.ª Edição
Para quem aprecia a fusão entre pistas de dança e concertos ao vivo, esta será uma noite de celebração da cultura DIY, das texturas sintéticas e electrónicas
Parece fácil, mas não é. Trazer a Leiria, de forma contínua e regular, durante mais de 25 anos, algumas das bandas mais excitantes do planeta, só é possível com uma boa dose de loucura e paixão. Sem a maioria das pessoas darem por isso, a Fade In-Associação de Acção Cultural, vai levar a cabo, por exemplo, mais uma edição do festival Monitor, a oitava. E não fora a pandemia e esta seria a décima!
O Monitor 2025 - VIII Minimal Wave & Post Punk International Rendez Vous decorre na Stereogun, no próximo dia 8 de Novembro. Será outra das noites dedicadas aos sons mais sombrios, sintéticos e vanguardistas da cena pós-punk e minimal wave. A partir das 17:30 horas, o público poderá assistir a seis concertos intercalados com intervalo para jantar, culminando numa after-party que se prolonga até às 05:00 horas.
O alinhamento, como é hábito, reúne artistas internacionais de destaque. Este ano são estes: Camilla Sparksss (Canadá), Blackbook (Suíça), Valisia Odell (Grécia), Leroy Se Meurt (França), Elektrokohle e Oliver Decrow (ambos da Alemanha). Como é apanágio desde a primeira edição, todos estes artistas internacionais actuam em Leiria em regime de exclusividade no nosso País, o que confere ao evento uma aura bastante especial.
Como referiu Stewart Mckenzie num dos seus programas flash da BBC, “o festival Monitor consolida-se como um evento de referência na cena europeia no que diz respeito aos géneros de culto, sempre com propostas diferenciadoras apresentadas ao vivo numa pequena cidade no centro de Portugal, aconselhadas a quem procura experiências musicais intensas e fora do circuito mainstream”. Vindo de quem vem, diz muito.
Os bilhetes custam 40 euros e podem ser adquiridos antecipadamente no site da Shotgun e no link disponibilizado no site da Fade In. Para quem aprecia a fusão entre pistas de dança e concertos ao vivo, esta será uma noite de celebração da cultura DIY, das texturas sintéticas e electrónicas, dos baixos pulsantes e das vozes que ecoam na penumbra.
Leiria será novamente palco de encontro para os apaixonados por sons inconformados, rebeldes e subterrâneos. Obrigatório!