Opinião

Este ano, o Natal é mais cedo

4 nov 2021 14:02

Pois bem, a Associação Zoófila de Leiria é dirigida por gente séria que gosta de cães, que dedica o seu tempo a fazer aquilo que mais ninguém faz

Leitores que não gostam de cães é favor não perder tempo a ler. É andar para as páginas seguintes, não se macem. Aos que continuam, temos em comum uma coisa de nascença, que não se aprende e não se explica: saber da felicidade de partilhar os dias com cães.

Em Leiria há um canil ao lado do municipal, ali mesmo em frente ao Lidl da Guimarota, onde alguns voluntários fazem impossíveis todos os dias: manter em boas condições dezenas de cães abandonados. Não se percam a imaginar cenários idílicos de filmes fofinhos: as boxes estão sempre muito limpas, mas cheira sempre a cão lá dentro, o ladrar cansa os ouvidos, muitas casotas estão roídas, o telhado é de chapa ondulada e a conta na clínica veterinária é sempre a subir.

Recebem doações de anónimos, de grupos de alunos, de pessoas e empresas que gostam de ajudar. Quase sempre ração para cão, entre outros bens de que verdadeiramente necessitam. Mas dentro da lista interminável de coisas que uma associação que protege cães necessita, há duas muito difíceis de obter: dinheiro para a conta do veterinário e materiais para pequenas obras: esgotos, chão, telhado, duas novas boxes e uma sala estanque para guardar a ração a salvo de roedores.

O voluntariado é uma profissão de fé, é todos os dias – os animais comem e sujam e precisam de cuidados médicos 365 dias por ano, mesmo nos feriados como o Natal. Mas nós, os que gostam de cães, não sabemos o que é ter a responsabilidade de dezenas de animais que foram recolhidos das ruas e que prec isam de coisas que custam dinheiro, todos os dias. Não se pagam contas de veterinários com sacos de ração e não se arranja um telhado com sacos de ração. É triste, mas é verdade.

Porque é que não há mais doações de dinheiro para associações em geral? Porque estamos cansados de pedinchice, porque estamos fartos de ouvir falar de dinheiro que não chega ao fim a que se destina, porque vivemos num mundo desconfiado, cansado de ser enganado.

Pois bem, a Associação Zoófila de Leiria é dirigida por gente séria que gosta de cães, que dedica o seu tempo a fazer aquilo que mais ninguém faz e merece que Leiria seja conhecida por outros motivos sem ser o parque automóvel de luxo que tem.

No mar de empresários que tornam Leiria o motor económico de que tantos se orgulham, não há um verdadeiro mecenas?

Alguém que saiba o valor de distribuir uma ínfima parte da riqueza criada na região para dar algum conforto a tanto cão abandonado nesta terra?

Para além do valor intrínseco da Responsabilidade Social, há ainda um activo intangível quando se ajuda a sério: perceber o valor de fazer a diferença depois de visitar o local e, nessa noite, dormir melhor por saber que se fez a coisa certa. É que se a vida é curta, o significado é mesmo este: é curta demais para tanta ajuda ainda por dar.

Este ano, vamos fazer o Natal mais cedo?

Associação Zoófila de Leiria Fiéis Amigos

Transferência Bancária (IBAN) PT50 0018 0000 39881088001 57

MBway: 964669126

Paypal: azlfa@sapo.pt / azleiria.geral@gmail.com / https://azlfa.com/