Opinião

É mas não é

3 mar 2024 10:39

Se escavássemos a terra, encontraríamos camadas subterrâneas de mentiras, profundas como o inferno

Quantas vezes já vos sucedeu lerem artigos online, que, pese embora, distem apenas minutos uns dos outros, dizem aquilo e o seu contrário? Ainda agora, vi uma série de artigos sobre o problema da (falta) de neve na Serra de Estrela, e, passadas umas horas, saltou-me à vista, uma peça que enunciava um aviso do IPMA sobre a queda de neve nessas regiões.

Ou então, que quer a Rússia, quer a Ucrânia estão a ganhar uma guerra onde todos perdem; ou que Israel atacou mas não atacou aquele hospital que tinha mas não tinha crianças palestinianas, ou que, o político sabia que, mas afinal não sabia, amnésia selectiva, só permitida às classes que ganham a luta das classes.

Será esta a era da mentira tal, que muitas vezes repetida se torna verdade; ou a do pós-verdade, palavra do ano em 2016 para Oxford; ou melhor ainda, a era da inverdade, palavra que entra ao serviço do nosso Parlamento, um ano depois, um tempo novo onde facto é opinião, e em que podem haver tantas mentiras concatenadas, existindo em simultâneo, que a verdade já se extinguiu, e nem demos por isso?

Afinal, não é saber vestir os filhos nas manhãs de nevoeiro de Alcobaça que se transformam em tardes de prematuro Verão (e quem sabe neve, se der na cabeça dos editores) mas trata-se, sim, de viver num mundo que gira à volta do desprezo pela verdade, numa “ética” de majoração da mentira.

Se escavássemos a terra, encontraríamos camadas subterrâneas de mentiras, profundas como o inferno, muito mais que a mentira do dia à dia, o filho que não “se lembrou” do TPC, a dor de cabeça em dia de sexo ou de trabalho. Não, não! As mentiras são agora de um absolutismo de reis e condicionam todos os grandes factores da vida social.

E à falta de critério pessoal, à falta de escrutínio jornalístico/social, a mentira será sempre a palavra escolhida em todos estes anos de choque tecnológico sendo, afinal, a duvidosa “dádiva” do triunfo das redes.

Sócrates, o grego, teria bebido toda a cicuta que por estes tempos e lugares encontrasse.