Opinião

E eu com isso?

9 jun 2016 00:00

Numa atitude digna do melhor Zandinga, arrisco que nas próximas semanas andaremos entretidos a debater as prestações do Ronaldo e as opções de Fernando Santos.

Os seres humanos têm tendência a considerarse extremamente evoluídos, racionais e dotados de uma inteligência excecional. Contudo, verificamos que em muitos aspetos não diferimos muito dos animais ditos irracionais – ou se preferimos, das versões mais primordiais dos seres humanos. Assim, a “programação genética” que nos faz assegurar a sobrevivência leva-nos a preocuparnos com o imediato, quer temporal quer geográfico.

Portanto, inquieta-nos mais o curto-prazo e o que nos está próximo do que aquilo que acontece numa localização mais longínqua. Percebe-se, portanto, que as inquietações dos portugueses nas últimas semanas (pelo menos fazendo fé do eco que os media fazem da timeline do Facebook) se resumem aos protestos de uma minoria dos colégios privados, as opiniões de José Cid sobre os transmontanos e um primata abatido num qualquer zoo.

E, numa atitude digna do melhor Zandinga, arrisco que nas próximas semanas andaremos entretidos a debater as prestações do Ronaldo e as opções de Fernando Santos. No entanto, fazendo um pequeno esforço para contrariar a “miopia genética”, podemos identificar um ou outro problema que nos pode afetar. 1) No dia 23 de Junho haverá um referendo no Reino Unido para decidir da sua permanência na União Europeia – uma permanência com regras muito próprias, que permitem colher só as melhores partes da UE.

*Professor e investigador
Texto escrito de acordo com a nova ortografia

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.