Opinião

Domingo, 9 de Abril

14 abr 2017 00:00

Apetece o café madrugador, a Praça deserta àquela hora e espreitar os jornais. Não tarda haverá mais gente.

Os que ao Domingo aproveitam a tranquilidade deste espaço nobre e os costume. Ainda ontem esta nossa sala de visitas da cidade e as ruas antigas desta Leiria amada estavam prenhes de gente.

Um mercado primaveril onde a cidade se cumpriu naquilo que devem ser as cidades: sem trânsito e com espaço de sobra para, de cá para lá, darmos oportunidade aos encontros fortuitos com amigos e conhecidos que o quotidiano acelerado nos impede de encontrar tantas vezes quantas desejaríamos.

Uma iniciativa transversal que mostra bem quem somos e onde cada um podia dar conta de si no que tem de melhor para dar aos outros. Com o pretexto de vender se cruzaram produtos e gerações mas, sobretudo, vontades partilhadas de contribuir com o seu pouco para juntos se fazer muito.

As notícias chegam com celeridade: um grupo de jovens portugueses, alunos do secundário, em férias de finalistas por terras de Andaluzia, acabam de ser expulsos por terem causado prejuízo contra o património de um hotel que os acolhia.

Não tarda as televisões mostrarão imagens de coisa nenhuma, com enviados especiais a tentar ser rigorosos, entrevistas avulso que costumadamente não esclarecem grande coisa e lá se escutarão as palavras de um qualquer especialista convidado que irá comentar o caso.

Na verdade nada de novo, ano após ano o episódio repete-se e soluções não se avizinham. Depois virão os costumados dizer o que sempre dizem: que esta geração não presta para nada, que são uns vândalos, que não têm regras e que a culpa é dos pais e da escola.

Numa outra notícia, ficamos a saber de um estudo do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, onde se constata que 25% dos nossos jovens poderão estar a passar seis horas por dia ligados à internet, numa manifesta sintomatologia de dependência severa.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.

*Psicologo Clínico