Opinião
Dicionário improvisado XLI
Precisamos de locais de transição que nos lembrem que pertencemos às nossas casas; que nos lembrem que a existência é feita de regressos
Aperto
A planta olha pela janela e pensa: quando virá a minha mãe buscar-me? Pensa: este vaso aperta-me. Pensa: a vida será sempre assim?
Barro
Antes de as tocarmos, as pessoas são meros vultos indistinguíveis. É o nosso toque que as transforma em pessoas. Sim, somos deuses criadores.
Desconhecimento
Preferes o voo ou o momento que antecede o voo? Precisas voar ou basta-te saber que o podes fazer? Ou nem sequer sabes que existe a possibilidade de voar?
Desidentidade
Será que as sombras que projectamos carregam um pouco da nossa alma? E se assim for, como recupera-mos esse pouco? Com evitamos perder a alma aos poucos?
Encruzilhada
Imagina que o teu corpo se habitua à dor. Isso seria uma vitória ou uma rendição?
Entrada
Na parede há uma porta; eis o início do universo. Ou, pelo menos, de uma entrada para um universo.
Estadia
Preparo-me para receber o tempo; recebê-lo bem, para que venha e se sinta acolhido; para que deseje perma-necer. Para que não se limite a passar por mim.
Impasse
Sorrir é uma forma de permanência. De contrariar a voracidade do tempo. Ou uma distracção?
Ingenuidade
Olhemos o futuro de frente, aguardando o seu sorriso.
Inocência
Olhemos o passado de frente, aguardando o seu sorriso.
Janela
Mesmo arruinada ou abandonada ou destruída, uma janela não deixa de ser janela. Não deixa de ser uma es-perança, mesmo que arruinada ou abandonada ou destruída.
Pegada
Baixa-se e sorri; fica feliz quando reconhece uma pegada. É como ver uma fotografia de alguém de quem se gosta; um breve e ilusório matar de saudades.
Pertença
Precisamos de locais de transição que nos lembrem que pertencemos às nossas casas; que nos lembrem que a existência é feita de regressos.
Tirania
As certezas que tens são o peso que te esmaga, não achas?
Vigilância
Estou cansado de ensinamentos. Prefiro que me tragas dúvidas.
(Textos incluídos no livro AEQUILIBRIA, com a fotógrafa Elsa Arrais.)