Opinião

Dia Internacional dos Museus

16 mai 2021 15:50

No distrito de Leiria e concelho de Ourém, área que o CEPAE abrange, são imensos os museus de grande qualidade. Verdadeiros representantes da identidade cultural a que tanto se apela

O Conselho Internacional de Museus – ICOM (International Council of Museums) – anunciou o tema para o próximo Dia Internacional dos Museus, que se comemora a 18 de maio. O argumento escolhido para 2021 foi O futuro dos museus: recuperar e reimaginar.

O ICOM, criado em 1946, é uma organização não governamental internacional, sem fins lucrativos, que se dedica a elaborar políticas internacionais para os museus.

Para 2021, o ICOM e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) pretendem que os museus desenvolvam, imaginem e partilhem novas práticas de criação de valor, assim como novos modelos de negócio para instituições culturais e soluções inovadoras para os desafios sociais, ambientais e económicos que serão enormes nos próximos tempos, agravados com a pandemia que a todos assolou.

No distrito de Leiria e concelho de Ourém, área que o CEPAE abrange, são imensos os museus de grande qualidade. Verdadeiros representantes da identidade cultural a que tanto se apela.

São museus com profissionais conhecedores da história e dos respetivos acervos, muitos deles da responsabilidade dos municípios e que devem ser promovidos pela população local.

Mas, para promover é crucial conhecer. Muitos destes museus têm desenvolvido imensas atividades e respetivas entradas gratuitas. Situações que têm aumentado o número de visitas.

Agora, nós, como cidadãos que apreciamos a localidade onde residimos, temos um papel importante na divulgação dos nossos museus, começando a frequentar estes espaços como “habitat natural” de quem vive em sociedade e se interessa pela salvaguarda do nosso património.

A maioria dos museus, além do acervo e das exposições temáticas, possui mais espaços sociais, como a cafetaria ou áreas lúdicas.

Um museu não é um espaço morto. Pelo contrário. É um local de vida onde a socialização faz parceria com o conhecimento.

Se não conhece os museus da nossa região aproveite o dia 18 de maio para ser a primeira de muitas visitas.

 

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990