Opinião

Cinema | O Indiana Jones falhou? Ou falharam por ele?

26 ago 2023 09:20

Há personagens que não sobrevivem sempre em altas. Há histórias que não aguentam não ter um fim

Admito que não tenho visto muitos filmes nos últimos meses. Apesar de ler uma média de sete romances por mês no meu magnifico e-reader - filmes é algo que não se consegue ver em qualquer lado e não se podem fechar e guardar “para mais tarde”. Para se ver um filme temos de estar conectados/as, entre 1h30 a 3h num local. Focados/as. Sem distrações.

Este mês vi um filme em sala. E no anterior, dois. Um dos quais: o Indiana Jones e o Marcador do Destino, realizado por James Mangold.

E é, no mínimo, interessante que um dos filmes que escolhi pagar uma quantia considerável para ver - numa altura em que houve um fabuloso comeback às salas de cinema com a dupla Oppenheimer, de Nolan, e Barbie, de Gerwig – tenha sido um dos que é considerado, dos maiores desastres do ano. Pelo menos, no que concerne ao lucro ambicionado que à Disney diz respeito.

Muitas suposições existem sobre esta ‘falha’:

Há quem diga que ter trocado de realizador não foi boa ideia, porque nem toda a gente consegue chegar ao dedo mindinho do pé do Steven Spielberg; outros dizem que estrear em Cannes foi um erro crasso, porque o Indiana Jones não é um filme de Cannes e recebeu logo ‘à cabeça’ péssimas reviews; há quem avance que o público-alvo é gente mais velha que não vai ao cinema, porque quem vai ao cinema é só gente nova e fresca que nem sabe quem é o herói arqueólogo; há quem admita que um protagonista de 80 anos foi má aposta; outros admitem que há uma tentativa de prolongamento da sequela com uma protagonista mulher e isso já enjoa, até porque não gostaram nada da personagem porque ela é fria e calculista e as mulheres devem ser dóceis e compreensivas; há quem refira que o filme é woke (sig. consciência das questões relativas à justiça social e racial) porque compara capitalismo a roubo numa deixa e dá protagonismo a mulheres; ou então, que o CGI está mal feito e que o filme é enfadonho.

Eu não sei o que as pessoas estavam à espera, sinceramente, e para mim, isto é apenas um rol de desculpas infundadas. A verdade é que sou uma purista do Indiana Jones que defende que a obra deveria ter sido, sempre, uma trilogia. Esta coisa das produtoras andarem a arrastar sequelas ad nauseum para um lucro de bilheteira recorrente, dá-me volta ao estômago.

Para mim, é um erro.

Há personagens que não sobrevivem sempre em altas. Há histórias que não aguentam não ter um fim. Falharam com o Indiana Jones. Este filme, não é um mau filme. Tem boa cinematografia, som, ritmo e até tem bastantes deixas interessantes, que se colam aos filmes do passado e quase nos lembram do Indiana dos anos 80 - que foi quem incentivou o meu gosto por História.

Falharam com o Indiana porque o deviam ter deixado lá, nos três filmes dos anos 80. E se quiséssemos reavivar aquele passado, bastava vermos as obras de novo. Tal como fazemos com um livro do qual gostamos mesmo muito.