Opinião

Cinema | Dança de salão

19 jan 2022 09:21

Foyer é salão, como gaffe é equívoco e dejà-vu é lugar-comum, mas dito em francês tem um... je ne sais quoi

Sinto saudades do tempo passado no foyer… Em primeiro lugar, acho que sentia saudades de dizer foyer. Foyer é salão, como gaffe é equívoco e dejà-vu é lugar-comum, mas dito em francês tem um... je ne sais quoi. Um certo... charme, lá está.

Como dizia um personagem do Matrix – e cito de memória, mas não há-de estar muito longe disto – o francês é uma língua fantástica, especialmente para praguejar. Dizer palavrões em francês é como limpar o rabo com seda. Bom, não se tratando aqui de palavrões, julgo que dá para passar a ideia. Com alguma suavidade.

Dizia, então, que sinto saudades do tempo passado no foyer. Aqueles momentos imediatamente antes de uma sessão de cinema em que os espectadores se amontoam à entrada da sala, a aguardar o início do filme.

Houve uma altura em que se conseguia perceber na expressão (e não apenas num par de olhos sobre uma máscara) uma certa ansiedade coletiva e cumplicidade partilhada de quem não consegue esconder a impaciência antes de uma estreia. Há talvez até quem se recorde de como os foyers se enchiam de fumo de tabaco e vozeio animado, chegados ao intervalo dos espetáculos.

Vou-me esquivar a discutir o politicamente correto, a controvérsia sanitária ou fricções sociais daí resultantes, mas… permitam-me ter um bocadinho de saudades disso também (para os mais céticos, deixo a nota que tudo parece fazer mais sentido estando do lado certo da ponta do cigarro).

Quando as luzes se tornam a acender no interior da sala e os créditos rolam lentamente no ecrã negro, o foyer é de novo ponto de encontro. Despedidas apressadas e tensas, se o filme foi demasiado perturbador e intenso ou, em caso contrário, despedidas constantemente adiadas até se ser empurrado para fora do teatro – que já são horas de fechar portas – apenas para decidir impetuosamente novo local para continuar a comentar o filme.

Preferencialmente acompanhados de uma cerveja bem fresca. Noutras latitudes dir-se-ia trocar o foyer pela brasserie… Mas isso fica para outra história.