Opinião

Cinema e TV | Isto é uma coisa a ver: Marlowe - O Caso da Loira Misteriosa

16 jun 2023 08:35

Neil Jordan recupera o famoso detetive privado criado por Raymond Chandler (agora numa versão de John Banville), para se aventurar num género já quase esquecido: o film noir

Marlowe: O Caso da Loira Misteriosa é um filme realizado por Neil Jordan que chega agora às salas de cinema portuguesas. No elenco conta com Liam Neeson no papel de Marlowe, Jessica Lange e Diane Kruger como femmes fatales e ainda com a participação da atriz portuguesa Daniela Melchior.

Neste filme, Neil Jordan recupera o famoso detetive privado criado por Raymond Chandler (agora numa versão de John Banville), para se aventurar num género já quase esquecido: o film noir.

Film noir é a expressão usada para designar um subgénero do filme policial com uma estética e temáticas próprias. Surgido na década de 1940 nos Estados Unidos (época de ouro do sistema de estúdios), no contexto da segunda guerra mundial, o género reflete as tensões geradas pela entrada da mulher no mundo do trabalho, recorrendo a uma estética expressionista que acentua as sombras e a escuridão, seja a interior seja a exterior.

Em 1944 o próprio Chandler publica um artigo intitulado The simple art of murder em que caracteriza este novo género policial: o romance negro americano. Segundo Chandler a novidade consiste em questionar a crença na descoberta da verdade, na eficácia da justiça e na punição dos criminosos. O herói, seja polícia, detetive ou jornalista, tem um passado duvidoso e um futuro incerto. É um personagem típico da cidade moderna criada pela sociedade industrial, local de todas as seduções e perigos, onde se revelam as fraquezas da condição humana. Também a mulher, libertada do seu papel de dona de casa, se assume como personagem ambígua, foco da tensão sexual e, na maior parte dos casos, da perdição final do herói.

Recuperando algumas destas caraterísticas, O Caso da Loira Misteriosa começa, como quase todos os film noir, no escritório do detetive privado, com a loura Miss Cavendish a contratar os serviços de Marlowe para encontrar um amante desaparecido. Rapidamente o filme se enreda numa teia de enganos e corrupção em que nada é exatamente o que parece ser, embora todas as personagens sejam unidimensionais e pouco no filme constitua grande surpresa para o espetador. O Philip Marlowe de 2023 está muito longe do hardboiled detective interpretado por Humphrey Bogart em The Big Sleep (1946), tal como Diane Kruger não consegue aproximar-se da inesquecível Lauren Bacall. A Liam Neeson falta, entre muitas outras coisas, o charme de Bogart (ou, mais recentemente, de Elliot Gould em The Long Goodbye), mas também a ambivalência e a escuridão esperadas de um herói noir.

Falhado o casting de Marlowe, todo o filme parece mal sustentado e nem Jessica Lange, no papel de uma atriz decadente, consegue salvá-lo. Até o recurso ao conflito e rivalidade entre mãe e filha, tema caro à psicanálise tão em voga nas décadas de 1930 e 40, se torna, no filme, num dispositivo narrativo deslocado e sem grande sustentação. A ausência da voz off, frequentemente usada neste género para dar sequência à complexa trama de acontecimentos e a integrar na grelha de interpretação do personagem principal, também se faz sentir, contribuindo para retirar densidade quer a Marlowe quer ao filme no seu todo, que fica, assim, muito aquém de algumas incursões mais recentes do género, de que são exemplos L.A. Confidential (Curtis Hanson), de 1997, e The Black Dahlia (Brian de Palma), de 2005.

No entanto, se não for por outra razão, a saudade dos filmes a preto e branco das tardes de cinema da RTP1 poderá ser suficiente para arriscar ver O Caso da Loira Misteriosa.