Opinião

CEPAE comemora 30 anos

4 fev 2023 10:16

A vida do CEPAE teve altos e baixos, mas conseguiu, sempre, levar os seus intuitos a bom rumo, mantendo uma saudável existência

O Centro do Património da Estremadura (CEPAE) é uma associação sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1993, fruto da necessidade de conjugar esforços para uma maior e melhor preservação do Património Cultural e Ambiental.

É constituída por diversas entidades e pessoas da região, com realce para alguns municípios que fazem parte da Mesa da Assembleia (Batalha, Marinha Grande e Porto de Mós) e do Conselho Fiscal (Leiria, Pombal, Ourém e Caldas da Rainha). A direção é formada por cinco pessoas isentas e que, sem receberem qualquer contrapartida, vão dando do seu tempo para dignificar o Património da região.

No entanto, entre algumas juntas de freguesia, também o Instituto Politécnico de Leiria e a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria são parceiros neste caminho da promoção patrimonial, sem ignorar a importância da dedicação dos seus associados individuais e também o facto do CEPAE ser um dos fundadores da Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura (ADAE).

Com os seus estatutos publicados no Diário da República n.º 267/94 de 18 de novembro, o CEPAE foi reconhecido como Pessoa Coletiva de Utilidade Pública por Despacho de 25 de fevereiro de 2000 – Declaração n.º 84/200 no Diário da República n.º 64, de 16 de março.

Ao longo de três décadas foram muitas as atividades organizadas e promovidas, assim como a publicação de mais de quatro dezenas de obras.

A vida do CEPAE teve altos e baixos, mas conseguiu, sempre, levar os seus intuitos a bom rumo, mantendo uma saudável existência. Além dos associados e das entidades parceiras, o sucesso desta associação muito se deve a todos os elementos que fizeram parte de cada uma das direções que durante estes trinta anos conduziram os destinos do CEPAE.

Assim, no ano em que esta associação comemora o seu 30.º aniversário, a atual direção está envolvida na organização do programa comemorativo que se irá estender até ao fim do ano de 2023, na esperança que o CEPAE consiga entrar numa nova década de vida com renovados objetivos e projetos.

A todos, em nome dos que construíram o CEPAE, a atual direção deixa um profundo agradecimento.