Opinião

Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica

14 ago 2022 21:45

Pode ter um papel importante na promoção da cerâmica portuguesa

A Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC) é uma jovem associação sem fins lucrativos que foi fundada em 2018 por 14 municípios.

Quatro anos depois, são já 22 os municípios associados e nove instituições na qualidade de sócio honorário, onde se engloba o Centro do Património da Estremadura.

Dos referidos 22 municípios, cinco são do distrito de Leiria (Alcobaça, Batalha, Caldas da Rainha, Leiria e Porto de Mós), curiosamente só Alcobaça não é associada do CEPAE.

Dos nove sócios honorários também faz parte a Escola de Artes e Design das Caldas da Rainha.

Os 22 municípios englobam muitos dos principais centros cerâmicos do país onde promovem a investigação, o estudo e o saber-fazer em prol da tradição cerâmica.

Têm sido várias as iniciativas que a APTCVC tem promovido pelo país. Uma delas é a exposição itinerante Cerâmica Portuguesa, que está patente na Galeria Manuel Artur dos Santos – Centro Cultural Mercado de Sant’Ana, Leiria, até ao dia 16 de setembro.

Esta exposição, que está a percorrer os 22 municípios, tem peças dos vários concelhos e mostra um pouco da olaria e cerâmica tradicional e conceitos mais contemporâneos.

O CEPAE tem sido um parceiro ativo da APTCVC e a direção acredita que esta nova associação pode ter um papel importante na promoção da cerâmica portuguesa, até porque tem por missão promover e incentivar o desenvolvimento económico, turístico e patrimonial dos territórios onde a cerâmica faz parte da sua expressão identitária.

No caso de Leiria, está a ser feito um trabalho em redor da olaria da Bajouca no qual está envolvido o Município de Leiria em parceria, numa primeira fase, com sete oleiros, a Associação Bajouquense para o Desenvolvimento, a Associação o Barro na Mão do Oleiro e a Junta de Freguesia.

Estão, ainda, envolvidos neste projeto o CEPAE e a Leiria Cidade Criativa da Música.

Com a colaboração desta rede de 22 municípios, esperando que a mesma cresça, a APTCVC tem “nas suas mãos” uma missão fulcral para o que se pretende nesta área: “reforço da identidade cultural e preservação da memória coletiva” – https://ceramicadeportugal.pt/

 

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990