Opinião

Alta Estremadura em congresso mundial

27 nov 2020 10:59

No congresso de 2020 o tema escolhido foi História, Cultura e Identidades, demonstrando a atualidade dos temas antropológicos tratados com um espírito multidisciplinar e integrador.

Durante dois dias, 19 e 20 de novembro, o Centro do Património da Estremadura (CEPAE) marcou presença no XXV Congreso Internacional de Antropología de Iberoamérica, Identidades, Historia Y Cultura, para o qual o seu presidente foi convidado a expor uma comunicação.

Promovido pela Universidade de Salamanca e o Instituto de Iberoamérica (Espanha), o congresso contou com a colaboração de diversas instituições académicas como o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (Brasil), o Instituto de Investigaciones Antropológicas de Castilla Y León, a Sociedad Española de Antropología Aplicada, entre outras.

Perante a participação de 2.124 congressistas de 28 países, o CEPAE, entre 55 oradores, através do seu presidente, apresentou o tema Etnografia da Alta Estremadura, 1875-1910, com destaque para os concelhos do distrito de Leiria e Ourém.

Este congresso é uma referência mundial no âmbito da Antropologia que, anualmente, reúne profissionais, especialistas, professores e investigadores de áreas tão diversas como conexas: Sociologia; História; Filosofia; Comunicação; Economia; Política; Literatura; Etnologia; Etnografia, entre muitas outras.

No congresso de 2020 o tema escolhido foi História, Cultura e Identidades, demonstrando a atualidade dos temas antropológicos tratados com um espírito multidisciplinar e integrador.

Neste âmbito, foi narrada a identidade da sociedade rural da Alta Estremadura no período da transição do século XIX para o XX, durante uma época de grandes conturbações que viria a culminar na Implantação da República e na consequente queda da Monarquia.

Para o CEPAE foi uma oportunidade única.

Deu a conhecer um naco da história da região e concretizou contatos fundamentais com instituições de relevo mundial que permitirão fazer novas parcerias e adquirir novos conhecimentos com o intuito de os colocar em prática na região definida como Alta Estremadura.

Foram mais de dois mil participantes de quase três dezenas de países que ficaram a conhecer um pouco da Etnografia de Leiria e sua região.

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990