Opinião

A melhor invenção no mundo foram as pessoas

12 mai 2023 16:12

Segundo Aristóteles, nós precisamos de outros membros da nossa espécie para nos sentirmos plenos e felizes

Há uns dias atrás os meus alunos participaram na Assembleia dos Pequenos Deputados promovida pelo Município de Leiria. O tema deste ano era “O meu recreio” e os alunos tinham que apresentar uma proposta preparada por eles para depois ser discutida e votada por todos os pequenos deputados na assembleia.

Depois de discutirmos algumas ideias os alunos decidiram que a sua proposta seria promover um dia de recreio por período, num dos parques verdes da cidade, onde todas as crianças das escolas se encontrariam de forma a partilhar experiências e a fazer novas amizades.

Uma das deputadas que representou a escola disse que os adultos têm uma ideia errada sobre a utilização dos telemóveis pelos mais novos e que na possibilidade de escolherem entre brincar livremente na rua com os amigos ou estar em frente ao telemóvel a decisão é muito fácil de escolher – os amigos sempre.

Andamos todos muito centrados nas grandes invenções criadas pelo Ser Humano – os carros elétricos e com tecnologia topo de gama, as casas inteligentes, a possibilidade de viajar pelo espaço ou a grande invenção da inteligência artificial e o seu assistente virtual em formato de chatbot online. Um programa sem vida que fala connosco e nos responde a todas as nossas dúvidas.

A revista alemã Die Aktuelle chegou mesmo a publicar uma suposta entrevista ao piloto Michael Shumacher, que não é visto em público desde dezembro de 2013, recorrendo à inteligência artificial. A família obviamente apresentou queixa e a editora da revista alemã foi demitida do cargo.

O Ser Humano é um ser social e segundo Aristóteles, nós precisamos de outros membros da nossa espécie para nos sentirmos plenos e felizes. Somos carentes, temos vida, sentimentos, angústias e o facto de termos alguém por perto traz-nos segurança e paz interior.

Se pensarmos e recordarmos os melhores momentos das nossas vidas, os amigos e a família fazem sempre parte das nossas ‘estórias’ mais incríveis. Lembranças inesquecíveis que nos trazem o verdadeiro prazer de viver.

Devemos por isso valorizar mais as oportunidades de convivermos com quem gostamos e seguir o exemplo da minha aluna – nunca trocar uma máquina, mesmo que seja inteligente, por um Ser Humano. Essa deverá ser a condição.

Talvez por isso, o jurista e professor universitário, Laborinho Lúcio, afirmou no programa da antena 1, “Levante-se o véu!” que a melhor invenção no mundo foram as pessoas. Eu concordo em absoluto!