Opinião

A Gastronomia e a Criatividade

4 mai 2021 13:02

São muitas as palavras, que ainda que pareçam distantes da gastronomia têm cada vez mais peso e fazem parte do futuro de uma cidade como Alcobaça

A gastronomia, além de ser representativa da identidade de uma região, é uma componente muito importante nas atividades sociais, culturais e económicas da cidade, dos seus habitantes, visitantes e mesmo do País.

Transpor todo um território para uma mesa ou ceia, torna-se assim uma tarefa fácil para Alcobaça, que pode vir a ser considerada cidade criativa para a gastronomia pela UNESCO.

A histórica dádiva dos monges de Cister e de muitos outros antepassados que por aqui marcaram a sua presença, deixaram um legado incalculável no património gastronómico desta região, fundamental para que Alcobaça conduza a bom porto esta candidatura.

Nos dias de hoje, e cada vez mais, a tecnologia, a inovação e a sustentabilidade têm colocado imensos desafios aos produtores, com a importante tarefa de manter as tradições e simultaneamente melhorar os produtos que temos nos dias de hoje com a aplicação de novos processos e técnicas.

São várias as empresas e instituições empenhadas na inovação de novos produtos, aplicando assim técnicas e processos tecnológicos modernos, de enorme potencial humano técnico e especializado, que têm colocado no mercado nacional e internacional os sabores provenientes das terras de Alcobaça.

Parece-me um exercício fácil se considerarmos que são imensos os produtos que podem compor uma refeição, falo de colocarmos “literalmente” uma mesa com tudo o que é característico desta região.

Começando pelos atoalhados típicos, a loiça e a cutelaria, os pães, os queijos, as frutas DOP e IGP, as carnes autóctones como o Porco Malhado, os sumos naturais, os vinhos, a Ginja, entre outros licores e terminando divinalmente com os doces conventuais.