Opinião

A escolha

9 jan 2022 15:45

É fundamental a participação de todos nesta importante escolha que temos de fazer no dia 30 de janeiro. Ficar em casa não é solução

No próximo dia 30 de janeiro decorrerão as eleições legislativas, precipitadas pelo chumbo do Orçamento do Estado para 2022.

Até lá, serão inúmeros os debates e entrevistas, a que se seguirá a campanha eleitoral, fortemente marcada pela pandemia que vivemos.

Será, por isso, tempo de cada um de nós estar atento ao que for sendo dito e escrito, de modo a podermos fazer a escolha que entendermos nestas eleições legislativas.

Serão várias as forças políticas a irem a sufrágio, com projetos políticos bem distintos.

Mas o que está verdadeiramente em causa será a continuidade ou a mudança de Governo que resultará destas eleições e aí há duas opções bem distintas.

Nestas semanas que se avizinham, importa avaliar o estado do País.

Olhando para a economia, as condições de vida das pessoas, a situação dos cuidados de saúde primários e o Serviço Nacional de Saúde, os serviços públicos em geral, entre muitas outras áreas da governação.

Será a avaliação que cada um de nós fizer do estado em que o País se encontra que, muito provavelmente, norteará aquela que será a escolha que viermos a fazer no dia 30 de janeiro.

Há, de facto, duas opções claramente distintas. Uma vez que há responsáveis pela condução do país nestes últimos seis anos, PS, BE e PCP, se a avaliação feita for positiva, a opção será pela continuidade destas políticas, cuja liderança tem cabido ao PS.

Se, por outro lado, a avaliação for negativa, a consequência será contribuir para a mudança de políticas e de Governo. E aí só há uma alternativa real: o PSD.

É este o partido, de vocação maioritária, que terá condições de formar Governo, caso venha a ser essa a vontade dos portugueses, sem prejuízo de esta solução poder passar também por coligações ou acordos de incidência parlamentar com os partidos da direita democrática que compõem o nosso sistema político.

Assim, é fundamental a participação de todos nesta importante escolha que temos de fazer no dia 30 de janeiro.

Ficar em casa não é solução.

 

Texto escrito segundo as regras do Acordo Ortográfico de 1990